Menu

sábado, 16 de março de 2013

IRAI - Moradia com subníveis

[ Figura-1 ] Primeiro nível
Como todos vocês sabem a Irai é uma especie de ASF ( Abelha Sem Ferrão ) muito docil e timida, tanto que quando você se aproxima da entrada da caixa onde ela está alojada, elas simplesmente se escondem, deixando a entrada totalmente sem guarda, mas com certeza lá dentro tem ( no bico mais para o fundo ).

Pois muito bem, e não é que elas resolveram soltar um enxame e escolheram justamente uma caixa vazia de Uruçu para nidificar !!!

[ Figura-2 ] Mais detalhes dos subniveis
Imaginem só, a Irai é uma abelha pequena e precisa de pouco espaço para nidificar, geralmente o projeto da caixa pra elas contempla medidas proximo de 15 cm (altura) x 15 cm (largura) x 20 cm (comprimento), essas medidias podem variar um pouco, podemos também utilizar uma caixa INPA ( 15 X 15 ) de Mandaçaia pra elas, sem problemas.

Agora, uma caixa de Uruçu é enorme para elas ocuparem. Mas mesmo assim elas fizeram a moradia e deram um jeitinho "Brasileiro" de se ajeitar lá dentro.

[ Figura-3 ] Ninho no fundo e lateral da caixa
Observem as figuras-1 e 2, nelas podemos ver que a Irai fez dois compartimentos ( níveis ), um deles ficou grudado no fundo da caixa, enquanto que o outro ficou na lateral, e, um tubo de cera interliga esses dois níveis.

Acredito que elas quiseram fazer uma ante-sala e sala.

Com todo esse espaço, elas tiveram que usar batume pra isolar o ninho do resto do espaço que até então não está sendo utilizado. E o batume é uma proteção mais grossa e com certeza elas dispenderam tempo e material pra fazer isso. Sendo que esse tempo poderia estar sendo utilizado pra desenvolver a colmeia.

Bom, se elas estivessem em um caixa racional adequada para elas, esse batume não existiria, e sim involucros. Mas podemos notar que elas se viraram dentro desse espaço e estão muito bem, enxame forte e saudavel.

A natureza nos ensina muita coisa, basta olharmos com um pouco mais de atenção e veremos coisas fantasticas acontecendo à nossa volta no dia a dia.

Grande abraço e muito sucesso pra vocês.


3 comentários:

  1. Muito interessante,... O que sao estes granulados espalhados dentro da caixa?
    ederrw@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      Esses "granulados" são pequenos pontos de geopropolis que as Irais colocaram, como a caixa é muito grande ( inadequada ) elas estavam tentanto ocupar colocando essas bolotas lá dentro.

      Abraços.

      Excluir

Deixe sua mensagem.