[ Figura-1 ] Primeiro nível |
Pois muito bem, e não é que elas resolveram soltar um enxame e escolheram justamente uma caixa vazia de Uruçu para nidificar !!!
[ Figura-2 ] Mais detalhes dos subniveis |
Agora, uma caixa de Uruçu é enorme para elas ocuparem. Mas mesmo assim elas fizeram a moradia e deram um jeitinho "Brasileiro" de se ajeitar lá dentro.
[ Figura-3 ] Ninho no fundo e lateral da caixa |
Acredito que elas quiseram fazer uma ante-sala e sala.
Com todo esse espaço, elas tiveram que usar batume pra isolar o ninho do resto do espaço que até então não está sendo utilizado. E o batume é uma proteção mais grossa e com certeza elas dispenderam tempo e material pra fazer isso. Sendo que esse tempo poderia estar sendo utilizado pra desenvolver a colmeia.
Bom, se elas estivessem em um caixa racional adequada para elas, esse batume não existiria, e sim involucros. Mas podemos notar que elas se viraram dentro desse espaço e estão muito bem, enxame forte e saudavel.
A natureza nos ensina muita coisa, basta olharmos com um pouco mais de atenção e veremos coisas fantasticas acontecendo à nossa volta no dia a dia.
Grande abraço e muito sucesso pra vocês.
legal...
ResponderExcluirMuito interessante,... O que sao estes granulados espalhados dentro da caixa?
ResponderExcluirederrw@hotmail.com
Olá amigo;
ExcluirEsses "granulados" são pequenos pontos de geopropolis que as Irais colocaram, como a caixa é muito grande ( inadequada ) elas estavam tentanto ocupar colocando essas bolotas lá dentro.
Abraços.