[Figura-1] Caixa aberta sem a melgueira |
Toda abelha precisa de um lugar gostoso para nidificar e cabe a nós proporcionarmos isso.
Bom, diante das pesquisas dos estudiosos vários modelos de caixas foram desenvolvidas ao longo desses anos e novas caixas ainda estão sendo remodeladas e readaptadas para esse segmento: CRIAÇÃO DE ABELHAS SEM FERRÃO.
Pois bem, cada meliponicultor tem seu proprio estilo e gosta de usar determinado modelo de caixa que melhor se adapta ao seu negocio que ele se propoe a fazer.
Existem caixas que são melhores para se coletar mel, outras para fazer divisões das matrizes e outras mais voltadas para enfeite.
[Figura-2] Discos maduros na parte de cima |
Vamos falar da abelha IRAI, uma abelhinha muito timida, percebi que ela se adaptou muito bem ao modelo de caixa INPA 15x15 cm ( internamente ).
Observem nas figuras 1 e 2, podemos ver que os discos maduros estão na parte superior do ninho, portanto para se fazer uma divisão fica muito facil, prático e rápido.
Basta retirar o modulo que contém os discos maduros e transferir para a nova caixa filha.
[Figura-3] Discos novos na parte de baixo |
Nesse modelo de caixa, pelo fato de ser modular, não foi preciso interferir na parte da postura ( discos novos ).
Por isso ficou facil a divisão e sem provocar estresse para as abelhas. A divisão se torna muito rápida e segura.
Nessa caixa ( figura-3 ) mãe, basta colocar um modulo novo e depois colocar a melgueira vazia, e, na caixa filha colocamos o modulo com os discos maduros em cima do ninho que vai estar fazio, e completamos com a melgueira contendo mel ( que pertencia a caixa mãe ).
[Figura-4] Preparativo para a divisão |
Todo o material de apoio tem que estar ao seu alcance, para evitar se sair correndo a procura do mesmo, bem como a caixa filha, que também já deve estar preparada para receber os discos maduros.
Beleza, veja na figura-3 como a IRAI consegue fazer os discos dentro da caixa INPA.
Já criei IRAI em caixa convencional ( quadrada ) e elas precisam preencher todo o espaço que não vão utilizar, já na caixa INPA isso não acontece, pelo fato do espaço interno já estar adequado ao seu estilo de vida.
Embora a IRAI produza pouco mel, e a cera bastante ressecada, mesmo assim eu as crio, são abelhas espetaculares, muito mansas e tímidas. Quando você se aproxima perto da entrada da caixa, elas simplesmente se escondem. Durante a divisão elas não te icomodam.
Votando ao modelo de caixa INPA 15x15 cm ( internamente ), esse modelo é bastante versatil, pois consegue atender a criação de diversas especies de ASF, as quais cito:
Mandaçaia
Irai
Jatai
Mandaguari
Dentre outras.
Quando todos os Meliponicultores estiverem trabalhando com modelos padronizados de caixa, vai ficar mais facil a criação, pois o intercambio entre Meliponicultores facilitará a troca de enxames para fortalecimento.
Muito bacana esse post! Obrigado e parabéns!
ResponderExcluirValeu Fábio.
ExcluirAbração.
Boa Tarde Lucio
ResponderExcluirNa divisão da abelha iraí, é necessario encontrar a realeira?
Olá Jhow;
ExcluirSim, como a Irai pertence a familia trigonini, para nascer uma nova rainha, é preciso que os discos contenham realeiras.
E na divisão, os discos maduros que vão para a caixa filha, tem que ter a realeira.
Abçs
Na divisão da iraí é necessario encontrar a realeira?
ResponderExcluir