ola

Menu

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Workshop de Meliponicultura de Ribeirão Preto - SP

[Figura-1] Prof. Ademilson Espencer ( abertura )
Aconteceu em 22 e 23 Agosto/2015 o Workshop sobre Meliponicultura, na USP - Ribeirão Preto  (Universidade de São Paulo), no predio central de Medicina - FMRP.

O Prof. Ademilson Espencer (figura-1) fez a abertura do evento, e em seguida começou as apresentações dos diversos palestrantes.

O Workshop aconteceu no anfiteatro do predio da Medicina, onde ficou lotado de participantes ( figura-2), muitos dos quais já conhecidos e outros que acabei por conhecer nesse evento.


[Figura-2] Participantes lotaram o anfiteatro
Esses eventos são excelente para promovermos nossos contatos e estreitar relacionamentos com os amigos que já vem praticando essa atividade espetacular.

o Workshop começou às 09h00 e teve término às 23h00 no dia 22, sim, foram palestras e mais palestras, todas recheadas de informações de alto nivel e profundidade no assunto.







[Figura-3] Público feminino também esteve presente
O público feminimo também mostrou sua presença massiva nesse workshop (figura-3), demonstrando real interesse pela preservação das abelhas indigenas sem ferrão.
Isso é muito bom, pois quanto mais pessoas estiverem conscientizadas disso, o dissernimento das informações será ainda muito maior.

Também tivemos um público jovem, poucos, mas estavam lá demonstrando muito interesse sobre o tema, ou seja, aos poucos esse tema está atingindo cada vez mais esse público, temos que conscientizar os jovens da importancia da preservação das abelhas.


[Figura-4] Programação do evento.


[Figura-5] Predio da FMRP

Vejam na figura-4 a grade contendo a programação das palestras para os dias 22 e 23.

Na figura-5 podemos ver o prédio central da USP, prédio de Medicina - FMRP ( Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ), local onde aconteceu o workshop.







[Figura-6] Presença do Dr. Davi Said Aidar - UFAM
Tivemos o prazer de assistir a belissima palestra apresentada pelo Dr. David Said Aidar ( figura-6 ), professor da UFAM - Universidade Federal do Amazonas, onde tive a oportunidade de ter um exemplar de suas publicações autografada ao vivo, isso é uma preciosidade dentro desse contexto.









[Figura-7] Intervalo para o lanche
E para relaxar e descontrair um pouco, chega a hora do lanche, muito farto e saboroso ( figura-7 ).




[Figura-8] Lanche e descontração
Durante o intervalo para o lanche, também foi a oportunidade para muitos se relacionarem, trocarem informações e se conhecerem melhor.

Esse evento agregou um público feminino bem grande.

Tivemos participantes de Brasilia, da Argentina e diversos outros estados.







[Figura-8] Bee or not Be
A equipe que estão a frente do Be or not Be, estiverem presentes e apresentaram seus estudos e propostas para alavancagem do tema, bem como a conscientização da população, principalmente focando na nova geração ( figura-8).









[Figura-9] Tema sobre regulamentação


A palestrante Genna Sousa debateu o tema sobre regulamentação do mel e a criação da uruçu scutellaris ( famosa uruçu nordestina ), assunto que mereceu a atenção de todos presentes no anfiteatro.










[Figura-9] Dr.Paulo Nogueira Neto

Também tivemos o prazer de assistir a palestra do Dr. Paulo Nogueira Neto, que mesmo aos seus 93 anos de idade, estava presente e dando apoio para o setor da Meliponicultura.












[Figura-10] Topico da palestra de Morgana - USP

Vejam na figura-10, a complexidade que foi tratada na palestra pela Dra. Morgana - USP, que muitas vezes não temos a oportunidade de acesso a esse tipo de informação.

Todas as palestras tiveram seus topicos abordados com altissimo grau de informação.








Também tivemos a presença de:
Ricardo Camargo
João Pedro Cappas
Weyder Santana - UFMG
José Mauro
Geusa Freitas - USP
Jairo Sousa - USP


Enfim, se postar todas as fotos que tirei nesse workshop, a postagem iria ficar muito extensa, sendo assim, decidi não publicar todas.

Fica aqui registrado meus parabéns para toda a equipe e palestrantes que participaram e promoveram esse workshop.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.