ola

Menu

domingo, 4 de outubro de 2015

CAIXAS RACIONAIS - Recurso indispensavel na Meliponicultura

[Figura-1] Caixas racionais modelo INPA 15X15
É exatamente isso !

Sem caixas racionais, sem divisões.

Já imaginou aquele momento em que você percebe que seu enxame está bombando e pedindo pra ser dividido e você para, e diz:

MEU DEUS, CADÊ AS CAIXAS PRA EU FAZER AS DIVISÕES !!!

Pois é, amigo, temos que estar preparados para esses momentos maravilhosos e a natureza não vai esperar você conseguir uma caixa para fazer a divisão, simplesmente os discos maduros vão eclodir ( nascer ) e pronto, mais uma chance perdida de se fazer a divisão.

[Figura-2] Caixa racional, vista da melgueira

O período ideal pra se fazer as divisões é na primavera e verão, fora dessas estações, não se deve faze-las ( cito região sul, sudeste ).

Portanto temos que nos preparar bem antes da primavera, fazer um planejamento de quantas divisões serão realizadas e quais tipos de caixas serão necessários para que isso aconteça.

Atualmente, no mercado existem diversos modelos de caixas racionais, umas mais simples, outras mais sofisticadas, mas um modelo que vem atendendo a demanda e dando conta do recado, é o modelo INPA 15x15 cm internamente.

[Figura-3] Os modulos da caixa INPA 15X15

Esse modelo de caixa, que pode ser visto nas figuras-1, 2 e 3, consegue atender a criação de diversas espécies de ASF, as quais cito:

Mandaçaia
Mandaguari
Irai
Jatai
Manduri
Guaraipo

Percebeu que legal, basta ter um unico modelo de caixa pra atender a criação dessas abelhas, ao inves de ficar inventando tipos diferentes de caixas.

Volto a repetir:
Cada Meliponicultor gosta de um determinado tipo de caixa que melhor se adapta ao seu estilo de criação, quanto a isso, sem questionamento, mas no momento da venda de um enxame, precisamos padronizar, para que possamos ter facilidades no momento de fortalecimento de enxames, basta apenas inserir a alça e pronto.

[Figura-4] Ninho e 2 sobreninhos

Dá um pouco mais de trabalho para construir uma caixa INPA, mas vale a pena depois, tanto para vistoriar o ninho, fazer fortalecimento ( inserção de nova alça ), bem como fazer uma divisão.

Muito prático mesmo.

Grande abraço e muito sucesso pra voces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.