Menu

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Entrada da Mandaguari Amarela e Preta

[Figura-1] Entrada da Mandaguari Amarela
Interessante isso !!!

Embora elas tenham o mesmo comportamento, incluindo tamanho, modo de nidificação, etc, elas se diferem uma da outra ( Mandaguari Amarela  x  Mandaguari Preta ) pela cor e formato do bico de entrada.

Enquanto que a Mandaguari Amarela faz jus ao nome, realmente elas são amarelas ( amarelo claro ) e a Preta, pretona mesmo.




[Figura-2] Entrada da Mandaguari Preta
Vejam na figura-1 como é o formato de entrada da Mandaguari Amarela, como essa espécie é numerosa em termos de indivíduos ( abelhas ), a entrada precisa ser bem larga para receber as inúmeras campeiras que trafegam para abastecer o enxame ( pólen e nectar ), e a beleza do formato do bico, ele é bem branco e muito aberto.

Já a Mandaguari Preta também tem o mesmo comportamento, precisa ter uma entrada bem larga para dar fluidez a grande quantidade de abelhas que por ali trafegam.
Já o formato de entrada, é diferente, tem a coloração escura e não é um cone muito aberto como o da Amarela, é um pouco mais fechado, observem na figura-2.

Quando estiver projetando uma nova caixa para a espécie Mandaguari, não se esqueça de deixar a entrada na madeira com um furo de espesssura de pelo 2,5 cm.  Se deixar menos que isso, elas vão ter problemas de fluidez e isso pode reduzir o desempenho do enxame ao longo do tempo, com um furo de 2,5 cm, elas vão administrar, se não precisarem, elas simplesmente reduzem o tamanho usando cera e geopropolis.

Grande abraço e muito sucesso pra você.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.