Menu

domingo, 24 de novembro de 2013

Mandaçaia: Diferença entre discos maduros ( nascentes, cor clara ) e discos verde ( novos, cor escura )

[Figura-1] Discos Mandaçaia ( crias novas )
Todos sabemos que as abelhas constroem os discos de cria um em cima do outro com um pequeno intervalo entre eles, e o crescimento é sempre para cima ( vertical ).

Conforme os discos de cria vão sendo construidos mais a cima, os que estão logo em baixo começam a entrar no processo de amadurecimento, ou seja, começa a nascer abelhas, e os casulos são desmanchados e logo abaixo vai começar nova postura.

Isso é um ciclo que se repete sempre.

Bom, então se é um ciclo constante, ao abrirmos a tampa de um ninho podemos encontrar discos de cria maduros ( cor mais clara ) ou discos novos ( cor escura, recobertos por cera ).

Vejam na figura-1, quando abri a tampa da caixa, deparei com discos novos, eles estão recobertos por uma cera mais escura, é o processo normal, inclusive podemos observar que ainda existe postura nesse disco, como ele já está encostado na tampa, as operárias vão parar de construir as células de cria e vão descer par começar um novo ciclo.

[Figura-2] Mandaçaia, discos maduros ( cor clara )
Agora, observem a figura-2, nela podemos ver que os discos  estão praticamente grudados na tampa, estão maduros ( cor clara ), são crias que  prontas para nascer (crias nascentes).

Concordam que é muito mais fácil, seguro e rápido fazer uma divisão em uma caixa como o da figura-2 !!!
É só retirar os discos maduros que já estão em cima e montar uma caixa nova, ou seja, muito fácil retirar esses discos, não corremos o risco de estourar potes de mel ou pólen.

Agora, fazer uma divisão em uma caixa como o da figura-1 é bem mais complicado e arriscado, pois os discos de cria maduros ( cor clara ) estão na parte de baixo, e, para retirá-los precisamos descobrir ( retirar os invólucros e cera ) o ninho inteiro para podermos ter acesso aos discos maduros.  Isso é bastante arriscado, pois podemos estourar potes de mel ou pólen, e se isso acontecer, o enxame poderá ser atacado pelos forídeos.

[Figura-3] Discos maduros ( cor clara )

Conclusão:
Se você for fazer uma divisão e ao abrir a caixa e se deparar com os discos maduros em cima, como os da figura-3, figura-2, parabéns, será uma divisão rápida, segura e tranquila.

Se você encontrar discos verdes, crias novas ( cor escura ) como os da figura-1, aconselho a esperar até que eles amadureçam e aí sim fazer a divisão.




Funciona assim:
Se os discos estiverem verdes, feche a caixa e anote a data da abertura da caixa, e espere mais ou menos uns 10 dias e depois abra a caixa novamente, pra ver se os discos já estão maduros e prontos para a divisão.


Grande abraço e muito sucesso pra vocês.

5 comentários:

  1. Obrigado Lúcio pela excelente dica, para nós iniciantes. Continue nos presenteando com sua experiência.

    ResponderExcluir
  2. Legal Jolel;
    Vamos aprendendo juntos, na Meliponicultura é assim, disseminamos conhecimentos.
    Grande abraço e muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  3. Boas meus amigos,como me ajudou esses ensinamentos, Agradeço!

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos se algum de vcs vender disco de cria de abelha mandaçaia me ligue pois entereco em comprar 33 999310068 João Batista

    ResponderExcluir
  5. Muito bem explicado. Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.