Menu

domingo, 17 de novembro de 2013

Natureza - Nossas amigas, as ÁRVORES

[Figura-1] Árvores plantadas de forma planejada
Estamos sempre rodeados delas e muitas vezes nem notamos a sua existência: A ÁRVORE.

Isso mesmo, o corre corre durante o dia, as obrigações que temos que cumprir, atender as metas pre-estabelecidas, tudo isso nos obriga a focar no rendimento de nosso trabalho e não sobra tempo para apreciarmos a beleza de uma ÁRVORE !!!

Elas estão dentro dos condomínios, nas calçadas das ruas, nos espaços públicos, basta parar e olhar a sua volta, lá vai estar uma delas bailando ao sabor dos ventos, para refrescar o seu calor, aproxime-se dela e dê um abraço, pegue uma folhinha e sinta o aroma que ela tem, tudo isso é de graça e só nos faz bem.

[Figura-2] Rodovia dentro da Reserva Indígena no Amapá
Elas podem estar plantadas de forma planejada ( figura-1 ) ou simplesmente fazer parte de uma floresta muito densa, como por exemplo a plantação nativa de uma reserva, no caso da Reserva Indígena dentro do Estado do Amapá, que pode ser visto na figura-2









[Figura-3] Reserva Indígena no Estado do Amapá
Quando estive viajando no Estado do Amapá, sentido à cidade de Oiapoque -  AP, não pude deixar de registrar essa beleza, a natureza em pessoa, são tantas as árvores, que o ar chega a ser mais saudável, limpo e isento de poluição, é um pouco assustador, pois é uma área totalmente isolada, tanto que essa estradinha de terra que vocês estão vendo, na verdade é uma rodovia, que um dia vai ser asfaltada.

Mesmo sendo assustador, elas estão lá, de tamanhos variados, pequenas, grandes, cada uma mais bonita que a outra. É um espetáculo para encher os olhos de quem passa por lá.


[Figura-4] Árvores na margem do rio

Vejam que refrescante, a combinação de árvores e água, é a natureza nos presenteando sua beleza, basta olhar e apreciar e até mesmo aproveitar ( tomar um banho de rio ).










[Figura-5] População local ( índios ) se banhando
No momento da viagem, consegui registrar o momento em que os Índios estavam se banhando nas margens do rio, isso é comum naquela região, eles aproveitam o que a natureza lhes oferece e cuidam para  que não acabe.









[Figura-6] Caju ( muito gostoso )

E a combinação árvore + frutos, árvore frutífera, veja a foto na figura-6, um delicioso caju colhido na hora, muito suculento.  Antes de colher esse caju, fiquei namorando ele por um bom tempo, vendo sua beleza e sua mãe, a árvore ( cajuzeiro ), depois comi ele.....

Abçs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.