Menu

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

JATAI - Multiplicação de enxames

[Figura-1] Discos de cria de Jatai
A impressão que temos é a de que os discos são enormes, muito grandes, olhando a foto da figura-1.  Vendo pela ótica das abelhas, realmente são grandes, mas para nós que somos grandões, se aparenta pequeno, simplesmente relação de grandeza.

Mas, vejam só que espetáculo [figura-1], essa divisão, tive que retirar todo o invólucro para ter acesso aos discos de cria maduros que estavam por baixo, se estivessem por cima, seria muito mais fácil e menos traumático para elas.  E durante um processo de multiplicação, não temos como fugir disso, ou seja, expor os discos de cria torna-se uma condição inevitável.
[Figura-2] Outra dimensão dos discos de cria.

Esse enxame está alojado em uma caixa PNN com a disposição para o ninho em um dos lados da caixa. Atualmente esse modelo de caixa ( PNN ) é encontrado com o ninho central, mas ambos os modelos são práticos.  Costumo dizer que cada Meliponicultor cria sua própria identidade, escolhendo a caixa que ele mais gosta de trabalhar / manusear.  Eu uso os modelos que melhor se adaptam as condições de nidificação das ASF ( Abelhas Sem Ferrão ).

Sempre é bom lembrar:
Uma boa divisão é aquela em que você retira discos de cria  de uma caixa e pega campeiras de outra, isso minimiza muito o desgastes das abelhas.  Por isso é sempre bom ter mais de um enxame da mesma espécie.  E o alimento ( pólen ) é retirado de uma terceira caixa, se não tiver a terceira caixa, pode ser retirado daquela que foi pego as campeiras.

[Figura-3] Divisão já instalada e devidamente protegida.
Pronto, a divisão já está feita e a caixa já pode ser instalada no lugar da caixa onde foi pego as campeiras.  Tudo isso é muito fácil, porém, os cuidados durante o manuseio é o fator primordial para o sucesso da divisão. Lembrando que os forideos estão por toda parte e eles são oportunistas.

Agora só resta fornecer alimento energético para elas ( água + açucar ), até que o enxame se fortaleça.

16 comentários:

  1. Legal Amigo !!! Gostaria de Saber uma Coisa qual vc gosta + a caixa PNN ou a caixa vertical INPA ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio !!!
      Amigão, as duas caixas são ótimas para criar Jatais, porém eu prefiro o modelo PNN, pelo fato de que as Jatais gostam de construir os potes de mel e pólen na lateral do ninho central.
      Grande abraço e muito sucesso pra você,

      Excluir
    2. Obrigado pela Resposta Amigo !!! É que tenho uma INPA e uma PNN ambas com Jatai porem a INPA quando vc vai ver o ninho estora muitos potes de Mel e na PNN não dai eu resolvi perguntar qual a melhor pra vc que entende das caixas e divisões !!!rsrs

      Excluir
    3. Particularmente, eu gosto da PNN justamente pelo fato de você abrir a caixa e ver o ninho e os potes de pólen e mel, já o modelo INPA dificulta um pouco essa atividade.
      Grande abraço e muito sucesso pra você.

      Excluir
  2. Legal Amigo !!! Gostaria de Saber uma Coisa qual vc gosta + a caixa PNN ou a caixa vertical INPA ?

    ResponderExcluir
  3. Legal Amigo !!! Gostaria de Saber uma Coisa qual vc gosta + a caixa PNN ou a caixa vertical INPA ?

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, estou com um problema. Tenho uma colmeia de mirim, ganhei ela em fevereiro, é a única que tenho. Era um ninho muito forte, rainha bonita, muitos discos de cria e operarias. Quando começou a esfriar e "encapei" o ninho com isopor para manter a temperatura agradável e pois 3 meses não abri o ninho para não mexer na temperatura, já que fez muito frio nesse período. Esses dias fiz trato para dar a elas já que reparei que as campeiras não estavam encontrando pólen com a facilidade de antes, mas o trato acabou atraindo muita formiga, então resolvi aproveitar o dia quente para abrir a caixa dar trato interno e vasculhei entre os véus de cera para ver se os discos de cria estavam bem e para minha surpresa não havia discos de cria, eu já havia reparado que houve uma diminuição de campeiras e achei que poderia ser do frio. O que será que pode ter acontecido? Será que a rainha morreu? Na 3ª vez que eu foi dar o trato para elas tenho q impressão de ter visto uma abelha mais robusta que as outras mas não era a rainha pois eu já tinha visto a rainha antes e aquela era menor que a rainha mas maior que as operarias, será que a rainha morreu e a que eu vi é uma princesa que ainda está em formação para adulta?
    Se você ou alguém puder dar uma olhada nas imagens dessa colmeia no meu blog para ver se encontram o motivo ou uma solução eu agradeço. As imagens que estão no blog são da mesma colmeia já que só tenho ela, mas da para ver a diferença de como ela estava em fevereiro e agora junho.

    Muito obrigado e aguardo uma resposta.

    link do blog: www.meliponarioemadeira.wix.com/hobby

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      Nessa época do ano ( mais frio ) as abelhas diminuem o rítmo das atividades, isso é normal.
      O que pode estar acontecento como seu enxame e que a rainha pode ter sido excluida, e que essa abelha maior que você viu, pode ser uma rainha zanganeira ( operaria se passando por rainha ), nesse caso, o enxame vai enfraquecer até ser extinto.
      Verifica se a postura está aacontecendo, caso contrario, terá que aguardar até a primavera para tentar colocar uma realeira para virar rainha.
      Abçs

      Excluir
  5. Bom dia,amigo me tire uma duvida,fui fazer uma transferência e mesmo tomando todo o cuidado acabei esmagando a rainha de jataí esse enxame tem aproximadamente 45 dias.
    Tem alguma chance dessa colmeia vingar,nascer outra rainha ?
    Abraço a todos os amantes das abelhas sem ferrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Reinaldo.
      Caramba... voce arregaço com a rainha !!!
      Se os discos maduros tiver realeiras, o enxame está salvo, agora se nao tiver .... dentro de 3 meses acaba tudo.
      Abçs

      Excluir
  6. Meu caro, sou de Vitória, no Espírito Santo. Capturei meu primeiro enxame de jataí deixei na isca por 2 meses. Fiz a transferência há dois dias. Fiz tudo quase certo, mas confiei que nada entraria, dei azar. Um ataque imenso de formigas tomou a caixa. Vi hoje e quando abri a caixa haviam muitas formigas grandes, daquelas carnivoras que só querem as larvas. Tirei todas e vi uma cena de guerra. Todas abelhas mortas, mas haviam muitos discos. Uns 10 maduros e poiucos verdes, por não ter experiência posso estar falando besteira, mas não vi realeira.
    Tive que descobrir (tirar o envolucro) os discos para tirar os "demônios" que estavam embrenhados dentro.
    Acho que perdi tudo. O que seria a melhor coisa a fazer agora?
    ps: já protegi a caixa das formigas fazendo uma ilha com água em volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      Esse cenario que voce presenciou acontece mesmo. É preciso monitorar e evitar as formigas, elas atacam a noite.
      O que voce fez está correto, proteger a caixa usando a agua. Quanto aos discos que sobraram, ainda tem chance de recuperar, limpe a caixa, não deixa nenhum vestigio de mel ( melado ), as abelhas vão voltar a habitar a caixa.
      Boa sorte.

      Excluir
  7. Boa noite, Sr.Lúcio.
    Capturei um enxame de jatai em fevereiro, apos 40 dias o
    transferi para uma caixa modelo AF. Creio que está indo bem pois quando o tempo permite, tem bastante atividade.
    Tenho a intenção de dividi-lo na primavera. Já obtive as
    informações de como proceder, porém me resta uma dúvida.
    Feita a divisão, coloca-se a caixa filha no local da caixa
    mãe e leva-se a mesma para longe. No meu caso uns 12m.
    A dúvida é se as campeiras da caixa mãe não vão volar para o
    local anterior e entrarem também na caixa filha?
    Não seria necessário mantelas presas por alguns dias?
    Desde já muito agradecido.
    Raul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raul;
      Seu procedimento está correto.
      a distancia também está dentro do aceitavel.
      Outra técnica mais simples e eficaz é montar caixas iscas e esperar o enxameamento acontecer. As jatais são muito oportunistas, ou seja, se encontrarem uma caixa vazia por perto, elas vão ocupa-las.
      Grande abraço e muito sucesso pra você.

      Excluir
  8. Muito grato Sr. Lúcio,...também cogitei na possibilidade de
    esperar o enxameamento mas como é o meu primeiro enxame
    creio que vou gostar de passar pela experiência da divisão.
    Mais uma vez obrigado e um abraço.
    Raul

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.