ola

Menu

domingo, 22 de setembro de 2013

Meliponario interagindo com a natureza


[Figura-1] Meliponario em meio ao ambiente
Quando construimos um Meliponario, procuramos coloca-lo inserido em um ambiente muito próximo com que as abelhas costumam viver, ou seja, plantas, árvores, flores.

De certa forma isso ajuda muito tanto no aspecto de sol / sombra, ventilação para as abelhas, e, o Meliponario estando nesse meio, as abelhas só tem a agradecer.

Porém precisamos olhar o aspecto dos inimigos naturais ( formigas, forídeos, lagartixas, aranhas ), e nesse ponto temos que estar atentos, pois as folhas das plantas estão em contato com as caixas, telhados.  A equalização desses dois aspectos, Meliponicultura inserida no Meio Ambiente e cuidados com os inimigos naturais é administrado no seu dia a dia.


[Figura-2] Caixas equipando o Meliponario
 Enfim, vamos adequando o conceito de criar / cuidar das abelhas de uma forma prazerosa e ao mesmo tempo sem provocar estresse para elas ( abelhas ).

Nesse tipo de construção de Meliponario, evitar de colocar abelhas um pouco bravas ( Boca de Sapo, Mandaguari ), pois quando vamos inspecionar ou alimentar outras espécies, essas citadas acima acabam perturbando um pouco. Estas devem ficar em local mais tranquilo para elas.



Pessoal, grande abraço e muito sucesso pra vocês.


2 comentários:

  1. Amigo Lúcio!
    Bela postagem!Realmente para criar as abelhas nativas,precisamos pensar no bem estar delas,a final de contas elas estão "trabalhando"para nós;e nada melhor que retribuir aos serviços prestados por elas par nós e para todo o meio ambiente!!
    Abração!
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Legal Romero;
    Procuro seguir sua linha de raciocino, a reciprocidade é verdadeira.
    Grande abraço e muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.