Menu

sábado, 2 de março de 2013

MANDAGUARI - movimentação intensa na entrada da caixa

A abelha Mandaguari é uma especie de ASF muito populosa. O video que vou mostrar ilusra essa maravilhosa  abelha em sua atividade logo de manhã. O enxame ainda se encontra alojado em um toco de arvore.  Assim que tiver oportunidade vou transferi-lo para uma caixa racional, a qual permite um melhor acompanhamento / monitoramento / revisões, etc. Ela estando no toco, tudo isso é impossivel de praticar, incluindo a alimentação artificial caso seja necessário, não temos como colocar dentro do toco.
Mas é muito bonito ve-las esvoaçando em volta do toco ( as abelhas guardas ), logo de manhã é um alvoroço enorme, elas são muito ativas e produtivas, dá pra ver pela quantidade de polem que vai chegando na entrada da colmeia, trazido pelas campeiras. São abelhas mansas desde que você não esteja perturbando elas, mas caso contrario, elas são bastante defensivas e beliscam pra valer.

Coloquei um telhado em cima do toco para fornecer um pouco de proteção contra as chuvas e sol intenso, até que elas estejam alojadas em caixa modelo racional.

Para quem gosta de ver abelhas esvoaçando, essa é uma especie ideal, enquanto que outras não tem esse comportamento, exceto a Jatai que também gostam de ficar se exibindo na frente caixa.


Um comentário:

  1. cara legal... tenho 16 anos e pretendo ter uma meliponario no futuro .. obrigado gostei muito

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.