Menu

domingo, 24 de fevereiro de 2013

JATAI - Transferência do tronco de arvore para caixa racional INPA

[Figura-1] Jatai no tronco de arvore
Uma das atividades muito prazerosa é a de fazer a transferência de um enxame de ASF que se encontra alojada no tronco de arvore, pois as surpresas e dificuldades vão aparecendo conforme a atividade vai evoluindo.

Na figua-1 podemos ver o enxame de Jatai alojada no tronco de Alecrim, por incrivel que pareça é do jeito que vocês estão vendo mesmo, ou seja, o tronco deveria estar em sua posição normal, mas o ninho foi contruido com o tronco na posição invertida, somente pude certeza disso após a abertura do tronco.  Mas a pessoa que me forneceu, informou que a posição era essa mesmo ( invertida ), e, realmente estava certo.
[Figura-2]Preparando para abrir o toco
É sempre assim, a gente pega o toco e fica namorando pra ver por onde começar a rachar o bicho, procurando um meio mais facil e aproveitando o proprio "veio" da madeira para facilitar o máximo possivel o trabalho. Depois de algumas analises, temos que recorrer a serra eletrica ( veja ao lado, figura-2 ). Durante o processo de abertura do tronco, procuro dar o mínimo possivel de pancadas ( marretas e cunhas ), para não abalar muito a estrutura do ninho, pois os ovos podem "gorar" com as pancadas.

Sempre temos que estar cercado dos aparatos que vão os auxilar durante o trabalho, facão, marreta, cunha, serra eletrica, extensão eletrica, facas, bandejas, fita crepe, papel toalha, recipiente para coletar cera e mel, etc.  Tudo isso é preciso para que você não interrompa o trabalho para ir buscar uma ferramenta que esqueceu e precisou dela.  Estão lembrando de uma postagem que fiz sobre planejamento para divisão de enxames, ( você pode ver no link : Divisão de enxames: planejamento  ).

[Figura-3] Estudando o toco para rachar
Na figura-3 podemos ver o momento de estudo por onde começar a rachar o toco. Foi relamente uma rachada, inclusive fiquei até mais musculoso depois do serviço, de tanto fazer força. Mas foi divertido, trabalhoso, mas gratificante.

Nessa foto ( figura-3 ) podemos ver o batume em uma das laterais do toco, ele serve para escoar a agua, caso entre, e também para promover a ventilzação interna quando necessário.





[Figura-4] Toco serrado, começando a abertura
Na figura-4 podemos ver que o toco já se encontra com um dos lados já serrado para facilitar a entrada do formão e cunha, ferramentas estas que nos axuliarão para a abertura, temos que fazer força em alguns momentos, faz parte do processo, é preciso desenvolver a atividade com bastante atenção, pois podemos danificar a estrutura do ninho, a cada avanço, temos que monitorar pra ver se a movimentação não está impactando na deformação do ninho.





[Figura-5] Toco rachado e ninho aparecendo
Pronto, o toco foi rachado e aberto, que beleza !!!
Momento de admiração e apreciação, a cor dourada do involucro do ninho e dos potes de mel e polém brilham à luz do sol, com um cheiro agradavel de sentir.

Nessa nora temos que tomar muito cuidado, pois o cheiro do polém vai atrair os forideos, todo polém que for retirado deve ser guardado em local fresco e longe do local do manejo.

Agora começa a parte mais tranquila, porém envome conhecimento e praticas inerentes ao assunto. Nesse momento temos que manusear o ninho com bastante calma, carinho e delicadesa, para que não danifiquemos nada, temos que preservar toda a estrutura.

[Figura-6] Estrutura do ninho dentro de caixa racional
Na figura-6 podemos ver a estrutura do ninho dentro de uma caixa racional modelo INPA.
Nesse momento os potes de mel e polém não foram transferidos, para não atrair forideos e possiveis formigas.

A alimentação artificial será realizada no dia posterior, pois nesse momento as abelhas estão preocupadas em arrumar a nova casa e todas estão desorientadas com o novo ambiente, e se os forideos começarem a atacar, ficará mais dificil as coisas para o lado delas. Então vamos por partes.
Depois que o bico de entrada estiver totalmente refeito, apesar de ter dado uma forcinha pra elas, onde confeccionei um bico da propria cera e coloquei lá.

[Figura-7] Bico de entrada "mole", calor intenso
No horario que fiz a transferência ( 10h00 ) o calor estava intenso, tanto que depois que coloquei o bico de entrada,  ele ficou bastante mole, quase derreteu (  rsrsrsrs... ).











[Figura-7] Enxame dentro de caica racional
Pronto !!!
Depois de muito trabalho, o resultado é gratificante, o ninho já está dentro da caixa racional, de forma segura, onde todas as campeiras já começam a ocupar seus espaços lá dentro.

Com o enxame dentro de caixa racional, fica mais facil de administrarmos, monitorarmos e dar assistencia devida quando necessário. Já no toco, isso não acontece. Perceberam quantos beneficios temos em usar a caixa racional, as coisas ficam bem mais faceis.

Bom, agora vem a parte de monitoramento desse enxame que foi transferido até que o mesmo tenha reservas de mel e polem, enquanto isso não acontece, temos que dar assistencia para o mesmo.

É isso pessoal, o dia que tiverem a oportunidade de fazer uma transferência de enxame do toco para caixa racional, vocês vão se divertir muito.

Grande abraço e muito sucesso pra vocês.


8 comentários:

  1. olá pivoto , gostei muito dessa transferencia do tronco para a caixa inpa, tenho um tronco velho com jatai e vou tambem fezer a transferencia daqui alguns dias.
    essa sua dica me ajudou muito ,obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá amigão!!!
      Boa sorte na transferencia, você vai ver que é uma aventura muito agradavel estar envolvido nessa atividade.
      Grande abraço e muito sucesso pra você.

      Excluir
  2. Belo trabalho!


    Saudações de ALFENAS/MG

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. olá licio pivoto , sou eu denovo ,o comentario sobre a jatai no tronco assima foi eu que lhe falei, eu liguei este mes para vc perguntando se vc vendia abelha mandaçaia,queria saber se vc ainda verde.?
    vou ligar para vc esta quinta-feira disendo que irei em seu indereço blz .pois quero comprar uma de mandaçaia e outra tauves de uruçu amarela ou nordestina blz
    um abraço...

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.