Menu

domingo, 27 de janeiro de 2013

Algumas fotos

[Figura-1] Caixa de Mandaçaia Q. Anthidioides
Hoje estarei postando algumas fotos de caixas que foram recem divididas, estes enxames estão em fase de desenvolvimento, os quais estão recebendo os cuidados necessários até o seu fortalecimento.

Na figura-1 podemos ver uma das caixas de Mandaçaia Q. Anthidioides, este enxame já está estabilizado ( com rainha ).






[Figura-2] Caixa de Mandaçaia Q. Anthidioides
Na atividade de Meliponicultura é isso, passamos por um período de multiplicação de enxames, avançamos para a proxima etapa que é monitoração e acompanhamento dos mesmos. E uma etapa mais avançada que consiste em ter o enxame já pronto o qual terá um destino conforme seu objetivo ( novas multiplicações, venda, coleta de mel, etc ).







[Figura-3] Caixa de Jatai
Procuro sempre integrar as abelhas com a natureza, colocando as caixas proximo de plantas frutiferas e meliferas, para que elas possam se sentir o mais proximo possivel de seu habitat.











[Figura-4] Entrada de uma das caixas de Jatai
A figura-4 nos mostra a entrada de uma das caixas da Abelha Jatai, podemos observar que existem muitas abelhas na entrada ( abelhas guardas ), esse aglomerado de abelhas indica que o enxame está forte e saudavel.

Já estamos em Janeiro, e as atividades que envolvem abelhas já começa o processo de desaceleração, ou seja, logo vamos entrar no Outono ( 21/Março  à 21/Junho ) e as abelhas precisam estar preparadas para entrar nessa Estação, com grandes reservas de mel e polem, por isso se manusearem os enxames nesse periodo, fiquem bem atentos e reforcem o monitoramento, para que elas não tenham surpresas e se enfraqueçam.

Essa é uma atividade muito prazerosa : Meliponicultura, "A arte de se lidar com as Abelhas Sem Ferrão".

Grande abraço e muito sucesso pra vocês.

2 comentários:

  1. olá pivoto, liguei alguns dias atras procurando , abelhas mandaçaia q. anthidioides para a compra ,gostaria de saber se sao essas as caixas ?/?

    ResponderExcluir
  2. nessa quinta feira vc estara livre para minha compra ://?

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.