Menu

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Entrada da Mandaçaia ( ajuda inicial )

[Figura-1] Entrada da Mandaçaia com redução
Já ouviram aquela famosa frase:
"Na Natureza nada se perde, e sim tudo se transforma".

Pois vamos aplicar esse conceito aqui em nossas atividades de divisão de Mandaçaia ou outra especie qualquer de ASF.

Quando fazemos inspeção em caixas racionais ou preparando para divisões, dependendo da idade do enxame, este pode conter uma quantidade de geopropolis acumulada em determinadas partes da caixa e muitas vezes somos obrigados a retira-lo para que nossa atividade possa ser concluida com sucesso ( abrir espaço para ter acesso aos discos de cria, por exemplo ).

Se retirar esse geopropolis, não jogue fora, guarde-o em um recipiente e adicione alcool e deixa "macerando". Esse composto poderá servir para passar nas futuras caixas que você irá usar nas divisões, deixando o interior da caixa com o cheiro caracteristico daquela especie, no caso, Mandaçaia.

[Figura-2] Geopropolis pronto para calafetar frestas
Vejam na figura-1, usamos o geopropolis ( restos que sobrou da maceração ) para reduzir o tamanho da entrada da caixa de Mandaçaia, o tamanho inicial projetado é de 20 mm ( 2 cm ), reduzimos para 0,8 cm ( 8 mm ).  Isso é feito para que no processo inicial de uma divisão, as abelhas ficam desprotegidas se a entrada estiver com a abertura de 20 mm. Com essa redução, somente uma abelha poderá passar pela entrada e para fazer a "vigia" ficará muito facil pra elas.

Com o passar do tempo elas poderão manusear o tamanho da abetura conforme suas necessidades.

Na figura-2 podemos ver o geopropolis pronto para ser usado na redução. É preciso amassa-lo um pouco para que fique mais mole e fino. Quando estiver colocando o geopropolis, procure usar um pedaço de pau com forma arredondada (como visto na figura-2) e moldar a entrada, enquando o geoproplis ainda está molhado, depois que ele seca, fica mais dificil de fazer o furo, pode ocorrer rachamento da estrutura.

Viram que beleza, "Na Natureza nada se perde e sim tudo se transforma", se jogar fora o geopropolis, você estará perdendo um rico material que as proprias abelhas fizeram.  Esse material você poderá estar usando para fechar alguma fresta nas caixas que por ventura possa aparecer.

Grande abraço e muito sucesso pra vocês.

Um comentário:

Deixe sua mensagem.