Menu

sábado, 12 de janeiro de 2013

Entrada da colmeia, cuidados durante a divisão

[Figura-1] Caixa INPA para Mandaçaia
Como todos sabemos a entrada da colmeia reflete sua vida interior. Muitas vezes observando o estado em que se encontra a entrada, podemos afirmar se o enxame está bem ou não. A espécie Jatai é um exemplo típico:
se a entrada ( bico de cera ) estiver muito estreito e escuro, podemos afirmar que a colmeia está fraca e passando por algum problema interno, nessa hora, temos que intervir com mais afinco e descobrir o que está acontecendo.


Bom, e quando fazemos uma divisão, no caso da especie Mandaçaia, a entrada da caixa é de 20 mm ( 2 cm ), e é fato que no processo da divisão todas as abelhas ficam desorientadas, pois não é por menos, estamos "mexendo" em sua estrutura e retirando parte da mesma.

[Figura-2] Entrada da Mandaçaia
É nesse momento que devemos prestar muita atenção, pois é um momento crucial, de que adianta fazer todo o processo de forma correta que uma divisão impõe se não ajudarmos as abelhas no quesito "entrada da casa" no ato da divisão. É isso mesmo, ajudar para que os inimigos naturais não tenham chance de pertubar o enxame, e isso se consegue reduzindo "temporariamente" a entrada da caixa.





O tamanho relativamente maior do que se costuma encontrar em colônias naturais é proposital, já que possibilita às abelhas moldarem sua entrada – com geoprópolis ou cerume – do tamanho que lhes convém.


[Figura-3] Redutor feito com madeira


Orifícios muito pequenos restringem as possibilidades das abelhas, considerando que as mesmas não são capazes de perfurar a madeira.

Uma das formas de conseguirmos reduzir o tamanho da entrada é usar um pedaço de madeira ( figura-3 ) deixando-o redondo do tamanho da entrada e fazer um furo central, um furo menor onde pode passar apenas uma abelha por vez e introduzir esse redudor na entrada da caixa .


[Figura-4] Entrada equipada com redutor
A figura-4 nos mostra a entrada equipada com o redutor feito de madeira ( uso temporarario ).
Depois que o enxame estiver forte, podemos retirar essa redução e as abelhas irão fechar do tamanho que lhes convier.


Caso você opte por usar cerume, gradativamente, as abelhas irão substituí-lo por outro material de sua preferência.





[Figura-5]
[Figura-6]
[Figura-7]

As figuras 5, 6 e 7 mostram a entrada de uma colmeia sendo reduzido o diametro conforme a necessidade das abelhas.

2 comentários:

  1. Minha Jataí parou de fechar a entrada do canudo a noite,e a ponta do canudo ficou larga.
    O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Charles;
      Geralmente as jatais costuma fechar a entrada à noite, se isso não está acontecendo, procure verificar se está tudo bem dentro da caixa.
      Abçs

      Excluir

Deixe sua mensagem.