Menu

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Divisão de enxame de Jatai.

[Figura-1]  Enxame de Jatai ( caixa PNN )
Estamos na época  ideal ( primavera ) para fazer divisões de ASF ( Abelhas Sem Ferrão ).

Hoje ( 20/11/2012 ) apresenta um cenário favoravel para essa prática, sem vento, temperatura quente, sem chuva, um mormaço bem forte.  Não perdi tempo, me preparei para fazer a divisão de uma das Jatais que estava pronta para isso, e pronto, em poucos minutos tudo já estava terminado !!!

A divisão já estava feita.  Quando planejamos tudo com antecedencia, o processo se torna facil e seguro.

[Figura-2] Caixa PNN sendo aberta
Na figura-2 podemos ver o momento em que a caixa está sendo aberta. Notem que procuro colocar um plastico na ultima melgueira, justamente para facilitar a alimentação e as inspeções rotineiras.  O plastico além de trazer essas facilidades, também ajuda a manter a temperatura interna da colmeia.








[Figura-3] Involucro sendo retirado, discos aparente
A figura-3 mostra o momento em que começo a fazer a retirada do involucro para deixar os discos de cria bem aparente ( visivel ) para facilitar a procura de realeiras.  Essa etapa ( descobrir os discos de cria ) é bém delicada, pois temos que ter bastante calma e sensibilidade, pois podemos ferir as celulas de cria e as poucas realeiras que ali se encontram.







[Figura-4] Discos de cria já visiveis
Na figura-4 os discos de cria já estão bem descobertos ( sem involucro em volta ), então começamos a procurar pelas realeiras.  Lembrando que as realeiras ficam nas bordas dos discos, ainda bem que é dessa forma.  Já imaginaram se a realeira ficasse no meido dos discos !!!
Pode ter certeza de que a divisão não seria tão facil e rápida como estamos acostumados a ver e fazer.





[Figura-5] Parte dos discos de cria já retirados
Na figura-5 parte dos discos de cria já foi retirado do ninho, e no terceiro disco ( contando de cima pra baixo ) temos uma realeira.  Retirei os dois primeiros discos de cima, devolvi para a caixa mãe e os outros contendo a realeira foi para a caixa nova ( caixa filha ).









[Figura-6] Mais uma realeira visivel
Na figura-6 temos mais uma realeira, já em estagio de madura e pronta para nascer.  Abaixo do involucro, temos nova postura sendo desenvolvida, ou seja, os discos que retirei, estão maduros e prontos para nascer as abelhas.

Os restantes dos discos de cria que não foram para a caixa filha, foram devolvidos para a caixa mãe, exatamente em cima da postura nova, como está sendo visualizado na figura-6.




[Figura-7]  Caixa filha no lugar da caixa mãe.
Terminado a divisão, a caixa filha vai para o lugar onde estava a caixa mãe e a caixa mãe vai para um outro lugar um pouco distante da filha.

Viu só.

Quando planejamos tudo com antecedencia, o processo torna-se facil e rápido.

Como planejar !!!

1) Definir um lugar para caixa mãe;
2) Caixa nova pronta para receber a divisão;
3) Material necessário: fita crepe, formão, faca, recipiente para colher o mel caso estore algum pote.

Depois de algumas divisões, você acaba ficando "especialista" no assunto e depois as próximas se tornam muito simples e com certeza todas vão vingar, ou seja, dar certo.

Lembre-se:
Muita calma e paciência, os discos de cria são muito pequenos e requerem ser manuseados com mãos de fada, bem leve e suave. Procure fazer a divisão em lugar com sombra, para o sol não incomodar muito e também para a proteção das crias que estão desprotegidas nesse momento.

270 comentários:

  1. muito obrigado por me dar essas informações,e agora já posso por em pratica na minha coméia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da explicação. Estou para ganhar uma colmeia e se for velha vou dividi-la para formar nova colméia. Obrigado pela explicação.

      Excluir
    2. Sempre que tiver novidade escreva.

      Excluir
    3. Pelo que eu li os seus comentários, a época certa para fazer a divisão é na primavera. Agora estamos no mês de abril e já começa a esfriar, então devemos esperar. Qual a sua sugestão. A colméia é muito velha e forte. Nunca foi feita a divisão.

      Excluir
  2. A partir de quanto tempo se pode fazer a divisão da colmeia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato!!!
      A divisão de uma colônia somente poderá ocorrer a partir do momento em que a mesma se encontrar forte.
      Por exemplo:
      se a caixa que vai ser dividida é oriunda de uma transferência, então depois de 3 meses já se pode multiplica-la.
      Se a caixa já é uma divisão, aconselha-se esperar pelo menos 1 ano para fazer a divisão.
      Grande abraço e muito sucesso pra você.

      Excluir
  3. Após a divisão, quanto tempo demora para ter uma princesa. E na divisão, a princesa também faz o voo nupcial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dilermando;
      A princesa vai nascer de uma realeira, portanto se os discos estiverem totalmente maduros, dentro de 20 dias já tem uma princesa dentro da caixa nova ( divisão).

      Excluir
  4. Prezado Lúcio Pivoto,
    Após a divisão da abelha Jatai, quanto tempo demora para ter uma princesa?
    Na divisão a princesa também faz o voo nupcial?

    ResponderExcluir
  5. Olá Dilermando;
    Obrigado pelo contato !!!
    Durante o processo de uma divisão, se os discos estiverem todos maduros, incluindo a realeira, o prazo para a princesa nascer é de 15 dias e depois de 30 dias ela já está fazendo o voo nupcial.
    Grande abraço e muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo Lucio, eu fiz uma divisão de plebeia jati e está com 12 dias de dividida. As abelhas da caixa mãe estão pilhando a caixa filha, a caixa filha à cerca de 15 metros da caixa mãe. Porque isso está acontecendo, o que deu errado?

    João de Deus





    tá acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João.
      Essa época do ano ( inverno ) é inapropriada para fazer divisão.
      Claro, se você estiver na região norte, a coisa é diferente.
      O que aconteceu foi que o enxame mais forte ( mãe ) acabou puxando novamente as campeiras de volta, inclusive o material.
      abçs

      Excluir
    2. Obrigado amigo pela informação. Eu estou na região nordeste, numa região serrana, que apesar de estar localizada no semiárido, nessa época do ano venta muito e faz um friozinho, não muito, mas faz. pode ter sido isso.
      abçs

      Excluir
    3. Olá amigo;
      O que pode estar acontecendo é que a caixa filha está retirando um pouco de material da caixa mãe para ajudar na construção da caixa filha, isso é um fato normal, procure fornecer cera e outros recursos para a caixa filha. Não se preocupe com a caixa mãe, logo ela vai estar recuperada novamente.

      Excluir
  7. Ola Lucio tudo bem? Eu gostaria de saber se apos a divisão quantos meses eu posso trazer a caixa mae de volta próximo da filha elas não vão se reconhecer pode fazer isso? Devanir.

    ResponderExcluir
  8. Olá Devanir !
    Obrigado pelo contato.
    Amigão, a partir do momento em que você fez a divisão, a caixa filha vai crescer e se tornar forte, portanto se você colocar a caixa mãe próximo dela ( caixa filha ), vai dar briga, e provavelmente o enxame que estiver mais forte vai puxar o outro e virar um enxame único. Portanto deixa como está, ou seja, caixas longe uma da outra.
    Grande abraço e muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  9. Olá, você poderia me informar a qual distancia a caixa mãe deve ficar da filha?
    Tenho um enxame no quintal e queria dividi-lo. É um enxame forte com varias campeiras e localiza-se em uma cabaça, vou dividir deixando um na caixa e outro na cabaça. Fiz uma experiência deixando a cabaça a 5 m de distancia mas varias campeiras estavam no lugar antigo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Thiago !
    Obrigado pelo contato.
    Amigão, ao começar a criar ASF, temos que levar em consideração o tamanho do terreno que temos disponivel, se é pequeno, procurar colocar as caixas uns 3 mts uma da outra, se o terreno form maior, então coloque um pouco mais longe.
    abçs

    ResponderExcluir
  11. Mas a colmeia filha e a colmeia mãe se comunicam. Isso pode ser saque.
    Na minha cidade possuo dois lotes uma a 20m do outro. Eu devo levar para o outro lote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago !
      Não precisa mudar a caixa para o ouro lote. Procure colocar obstaculo entre as duas caixas ( plantas por exemplo ).
      abçs

      Excluir
  12. Queria saber depois da divisao que ei fiz de uma colmeia de jatai quanto tempo a caixa filha realmente demora pra ficar estabilizada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      Depois de uma divisão, se os discos de cria estiverem totalmente maduros ( na caixa filha ), depois de 3 meses essa nova colmeia vai estar totalmente estabilizada e sadia, já produzindo e não oferece mais riscos de se perder.

      Excluir
  13. Olá, tudo bem? Gostaria de saber se há a possibilidade das abelhas não se estabelecerem em nenhuma das caixas depois da divisão e irem pra outro lugar. E com relação a genética após essa divisão, as abelhas mesmo sendo "irmãs" podem brigar se ficarem próximas umas das outras?

    ResponderExcluir
  14. Olá;
    Após uma divisão bem sucedida, tanto a caixa mãe quanto a caixa filha ficarão bem, ou seja, prosperarão. Existe sim a possibilidade de consanguinidade entre os insetos, por isso é bom sempre ter mais do que 3 enxames da mesma espécie, para fortalecer o elo entre eles.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Troquei as abelhas de caixa e elas estão utilizando 3 entradas, sendo que o buraco central da caixa está sem cera pra proteger e as outras duas elas fizeram o pito nas frestas da caixa. O que pode estar acontecendo? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa;
      Isso é sinal de que o enxame está fortissimo. Não se preocupe quanto as 3 entradas, se uma delas ficar sem cera do lado de fora, lá dentro elas fecham e ficam protegidas, quando sentirem necessidade, podem abrir essa entrada novamente. Deixe elas trabalharem, você está com esse enxame bacana, fortão.
      Abçs

      Excluir
  16. Fiz uma divisão, mas, não tenho certeza que tenha ficado uma realeira na caixa filha. Caso não não haja realeira na caixa filha o que pode ocorrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo;
      Toda espécie de ASF que pertence a familia das trigonas, precisar de pelo menos uma realeira na caixa filha para que se nasce uma nova rainha.
      O que vai acontecer se não tiver a realeira é que o enxame vai durar aproximadamente 3 meses de vida, ou seja é o tempo que os discos maduros vão levando para formar novas abelhas e como não tem rainha pra fazer posturas, depois de 3 meses esse enxame vai definhando até acabar tudo.
      Abçs

      Excluir
    2. Obrigado pela instrução. É que a colônia que dividi apareceu aqui em casa no verão passado.Comecei a pesquisar agora, neste verão, como fazer a divisão, pois estava forte, embora numa caixa simples sem divisões - ninho, melgueira. Tinha 12 discos e colhi 300ml de mel. Espero que em 12 discos tenha pelo menos uma realeira e que esta tenha ficado em um dos seis discos da caixa filha. De qualquer forma preparei duas iscas PET e capturei dois enxames neste verão, vai compensar. Vou pesquisar e estudar. mais. Parabens pelo site e ajuda gratuita.

      Excluir
    3. Legal Paulo;
      Fica tranquilo que a divisão vai vingar, você colocou bastante discos de cria maduros, e com certeza neles vai ter realeiras.
      Grande abraço e muito sucesso pra você.

      Excluir
  17. Boa tarde Lucio, gostaria de saber se posso usar isca pet sem feromônio pra capturar jataí. Esse feromônio é específico pra cada abelha? Por exemplo, se eu usar feromônio de jataí pode ser que outra espécie se aloje na garrafa pet? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, legal;
      Amigão, o cheiro caracteristico pertence a cada espécie, mas as abelhas são curiosas e acabam se adentrando para "roubar" pequenos fragmentos de cera, portanto existe sim a chance de capturar outras espécies com a loção usada para jatai.
      Abçs

      Excluir
  18. Olá, hoje encontrei uma jataí mais escura e um pouco maior do que as que tenho aqui em casa (que são amarelas e pequenas). Além disso, elas se enrolaram no meu cabelo (o que não acontece com as que tenho). Existem variedades de jataí? Ou seria outra espécie? A morfologia é bem parecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão;
      Se a outra jatai que você viu é um pouco maior, com certeza é a BORÁ, mais conhecida por jataizão, é uma abelha muito bonita.

      Abçs

      Excluir
    2. Desculpe a intromissão, esta abelha preta que grudou no seu cabelo se chama abelha arapuá.

      Excluir
  19. Olá, estou com dificuldades na hora de diferenciar o própolis e o mel da jataí pra fazer a isca pet. Você pode me ajudar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão;
      O própolis da jatai fica grudado nas frestas por dentro da caixa, elas usam o própolis para vedar as ranhuras entre as tábuas. É preciso raspa-lo para retira-lo.
      Já o mel, ele fica armazenado dentro de pequenas bolotas d cera, uma grudada na outra e ficam no compartimento destinado para isso, que é as melgueiras.
      Abração.

      Excluir
  20. Boa tarde Lucio, tudo bem? Você venderia própolis de outras abelhas, como a mandaçaia, borá, iraí? Tenho interesse em ter algumas colmeias de cada espécie com o objetivo de preservá-las e apreciá-las. Sou de Sorocaba - SP. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      No momento trabalhamos somente com vendas de enxames, o propolis eu uso para formação de novos enxames, fortalecimento da proteção por dentro das caixas.
      Abração.

      Excluir
  21. Amigo, pode me tirar uma dúvida?
    Esses tempos atrás percebi que vinha uma abelha semelhante as mandaçaias quase do tamanho das mamangavas nas flores de Gengibre Azul (Dichorisandra thyrsiflora) que tenho aqui em casa. Achei que fosse uma espécie de mamangava mesmo, alguma outra variedade. Agora de pouco vi uma bem menor, do tamanho de uma Apis, com o mesmo padrão de listras das mandaçaias na parte dorsal.
    Seriam duas espécies distintas de mandaçaias? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      As Mandaçaias são inconfundiveis devido as famosas 4 listras exibidas nas costas. Se as abelhas que você viu se parece com elas, então é Mandaçaia.
      Existem outras espéices de ASF que também tem listras nas costas, mas são listras bem fininhas, não dá pra confundir.
      Abração.

      Excluir
  22. Olá amigo, você sabe me dizer se é possível capturar mandaçaia numa pet de 2 litros nessa época? Estou usando atrativo feito com própolis de jataí, borá e um pouco de iraí. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      As abelhas são atraidas pelo aroma do propolis e outros cheiros, a tentativa é válida. Deixa as iscas armadas, mas de vez em quando faça inspeção na pet pra ver se não está entrando formigas ou outro morador indesejado.
      Abração.

      Excluir
  23. Boa tarde
    Fiz uma divisaõ de jatai faz 45 dias , já tem rainha ,tem dois disco de postura completos, no primeiro tem uma realeira eu gostaria de saber quantos dias esta realeira vai levar para nascer e mais quantos dias para colocar ovos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      Essa nova realeira vai levar o tempo de ciclo de nascimento, nesse momento a celula está nova, depois vai amadurecer, vai nascer, portanto dentro de aproximadamente 1 mês vai ter princesa dentro da caixa.
      Abçs

      Excluir
    2. ok obrigadco

      Excluir
  24. Olá Lucio eu tenho uma caixa com Jataí,ela tem dois compartimentos, o de baixo com o ninho e em cima tem potes de mel e discos.Eu posso tirar está parte de cima com potes e discos(com tampa) e colocar em cima de uma caixa nova (vazia) e sobre a 1° caixa colocar outra vazia com tampa para tornarem a fazer os potes e os discos de cria, formando assim nova colmeia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera;
      Sim, essa é a ideia da caixa racional, facilitar a divisão.
      Você deve certificar-se de que os discos que vão para a caixa nova, contém pelo menos uma realeira, e também deixar a rainha velha na caixa mãe.
      Obedecendo isso, a divisão terá sucesso.

      Excluir
  25. Ola boa noite, retirei uma colmeia de jatai abaixo do assoalho entre os tijolos, passei uma parte do enxame para a caixa racional com os três discos de cria que consegui retirar mas, a rainha se escondeu e não consegui captura-lá e nos discos que eu retirei não tinha realeira , entaum tive q descer no sitio e abrir uma colmeia ae entaum achei o tal disco com a realeira mas nao era uma realeira bem madura era pouca coisa maior q as outras, retirei da caixa com alguns discos e coloquei num pote de margarina feixado com 2 furinhos pra respirar mas fiz a transferencia para a caixa sem rainha umas 4 hras depois
    por eu demorar tanto pode os dicos com a realeira nao vingar? fiz uma vistoria
    1 semana depois e os discos com a realeira ficaram no sobre ninho e nao eatavam totalmente coberto com o envolocro de cera q protege o ninho por ter poucas campeiras avistei filhotes q nasceram tem bastante alimento principalmente potes de polem as bolotas de mel q tirei se amassaram ae deixei escorrer o excesso por 1hra e meia e ae servi nas melgueira o alimento
    nao sei se foi mel o suficiente devo servir xarope e como se faz o xarope
    ohhh a chance da minha colmeia sobreviver? desde ja agradeco.. um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá;
      Você fez a coisa certa, porém como citado, a realeira ainda está verde, vai demorar um pouco mais para nascer a princesa, para depois virar rainha, esse processo leva em media 45 dias.
      Sim, quando a alimentação artificial, pode servir sim.
      Faça da seguinte forma ( alimentação artificial ):
      uma porção de açucar cristal + uma porção de água
      ( deixar ferver, quando levantar fervura, desligar o fogo ).
      Se tiver mel de apis, coloque um pouco no alimento. Depois de frio, pode servir para as abelhas.

      Excluir
    2. mto obrigado LUCIO por responder! um grande abraço

      Excluir
  26. ola Lucio td bm? to com uma duvida. hoej a tarde em uma de minhas caixas
    de jatai percebi uma nuvem de abelhas em volta da caixa q nao e normal por que a 1mes atraz verifiquei a caixa mas nao encontrei realeira , só se estava nos primeiros discos de baixo q nao consegui retirar ae então coloquei uma caixa vazia ao lado modelo af esfreguei cera nas gavetinhas pelo lado de
    dentro da caixa e cera na entrada da caixa e tbm uma isca pet a 12 mts da colmeia o q vc acha q esta acontecendo se for uma enxameaçao o q devo fazer ....abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      Pode deixar a caixa isca montada, a probabilidade de você capturar um enxame vai ser grande.
      Essa nuvem de abelha, na verdade são zangões esperando a oportunidade para fecundar a princesa e montar um novo enxame.
      Abçs

      Excluir
  27. Lúcio, um amigo colocou toda a colmeia dentro dentro da caixa com as 3 repartições e o piquinho de fora com cera.
    Já faz 2 dias que elas estão trabalhando. Hoje fui buscar a caixa toda lacrada com todas as 5 repartições, 3 de cria e 2 para fazer o mel.
    Coloquei a colmeia que está dentro da caixa no local apropriado. Gostaria de saber se as abelhas vão sair e procurar os pólens em lugares diferentes.
    Esta colmeia tem 2 anos de vida. Devo manusear e tirar os discos de criar e transportar para nova caixa, depois de quantos dias.

    ResponderExcluir
  28. Lúcio, um amigo colocou toda a colmeia dentro dentro da caixa com as 3 repartições e o piquinho de fora com cera.
    Já faz 2 dias que elas estão trabalhando. Hoje fui buscar a caixa toda lacrada com todas as 5 repartições, 3 de cria e 2 para fazer o mel.
    Coloquei a colmeia que está dentro da caixa no local apropriado. Gostaria de saber se as abelhas vão sair e procurar os pólens em lugares diferentes.
    Esta colmeia tem 2 anos de vida. Devo manusear e tirar os discos de criar e transportar para nova caixa, depois de quantos dias.

    ResponderExcluir
  29. Oi Lucio, hoje manusiei a colméia e verifiquei que os discos estavam fraquinhos. Encontrei 3 discos no fundo da colméia sem realeira. Estes discos vão levar quantos meses para formar uma realeira? Eu tirei os favos de mel. Devo colocá-los de volta para a alimentação ou posso consumi-los. Agora está no final de abriu e vai entrar no mês de maio, já mais frio tem necessidade de alimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carlos,
      Nessa epoca do ano a colmeia nao produz realeiras, porque a quantidade de zangoes é muito pouca.
      Procure fornecer alimentacao artificial pra colmeia. Realeira nao vai ter, certifique se o enxame tem rainha, senao o enxame vai perecer

      Excluir
    2. Lucio, verifiquei o enxame e tem rainha. A alimentação artificial devo colocar em que lugar? Quanto tempo leva para formar realeira.
      A colméia foi atacada por formigas. Eu matei todas elas jogando detergente na parede. No outro dia verifiquei a colmeia e vi que elas estava o biquinho fechado e cheio de uma substância grudente e formiga mortas. Logo depois do meio dia elas abriram a cobertura e começaram a trabalhar.
      Agora nao tem mais formigas. Eu não sabia elas se defendem das formigas. Isto acontece. Obrigado pela resposta.

      Excluir
  30. Boa noite Sr. Lucio!!

    Gostaria de saber quantas divisões eu posso fazer no ano com uma colmeia de jatai aqui no Sul?
    E quantas enxameações a jatai faz por ano?

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bruno,
      O enxamento ocorre uma vez por ano.
      Se o enxame estiver bem forte, voce pode fazer 2 divisoes por ano.
      Abcs

      Excluir
  31. Tenho outra duvida quando a colmeia estava fraca coloquei vera de abelha oropa elas recolhia e levava pra dentro pode por esse tipo de cera

    ResponderExcluir
  32. Tenho outra duvida quando a colmeia estava fraca coloquei vera de abelha oropa elas recolhia e levava pra dentro pode por esse tipo de cera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo.
      Muito legal o fato de você ter colocado cera de abelha APIS pras jatais, elas pegam sim, mas se você tiver a cera de ASF (Abelhas Sem Ferrão ), é melhor ainda, vai ajudar o enxame a ficar mais forte.
      Abçs

      Excluir
  33. Posso por cera e mel de abelha oropa pra jatai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Paulo;
      Sim, pode colocar, mas dilua o mel com um pouco de agua potavel, para que o mel fique mais fino e isso vai ajudar as jatais a comerem o mel.
      Abçs

      Excluir
  34. De quanto em quanto pode se fazer a divisão

    ResponderExcluir
  35. Qual o alcance das isca pet (cera propolis de farmacia propolis natural e álcool de cereais.
    Posso estar usando forro de madeira pinho para fazer as caxinhas

    ResponderExcluir
  36. Qual o alcance das isca pet (cera propolis de farmacia propolis natural e álcool de cereais.
    Posso estar usando forro de madeira pinho para fazer as caxinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo;
      Sim, voce pode usar o pinus para fazer as caixas racionais para criar jatais, mas tem que ser madeira não tratada, pois as madeiras de caixotes podem ter produtos quimicos que afetam as abelhas.
      abçs

      Excluir
  37. Ola de quanto em quanto tempo solta enxame . O voo nupcial é quando a rainha sai é isso rs qual o alcance das isca feita com pet ( propolis cera e alcool de cereais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo;
      As ASF (Abelhas Sem Ferrão ) se enxameam na primavera e verão.
      A espécie de ASF Jatai, tem uma autonomia de voo em um raio de 500 mt, fora desse raio ela se perde e não consegue mais voltar pra casa.
      As iscas em garrafas pet's podem ser distribuidas nas mediações para futuras capturas.
      abçs

      Excluir
  38. eu coloquei alimento artificial, xarope. Agora que está entrando o calor e aproximando a primavera. Notei que o minha pitangueira está carregada de flores. As abelhas jataí gosta destas flores? Devo deixar o alimento artificial dentro da melgueira ou posso retirar. abraços Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos;
      Quanto ao alimento artificial, pode deixar dentro da caixa, as abelhas vão consumindo conforme a necessidade.
      Procura vistoriar se elas estão comendo, caso contrario, é preciso retirar, pois ele vai azedar.
      O alimento artificial é bom em qualquer época do ano, basta colocar, se as abelhas não pegarem, é porque elas acharam outra fonte fora da caixa, isso é normal.

      Abçs

      Excluir
  39. Qual a época certa de retirar o mel? As abelhas pegam pólen das flores da pitangueira? Qual é a época de fazer a divisão da colméia. Eu tenho esta colmeia desde abril/15. Foi a ultima vez que abri a colméia e tinha 4 discos e nenhuma realeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos;
      A época de retirar o mel é logo apos a primavera.
      Sim, as ASF vão coletar polem das pitangueiras.
      A época de fazer a divisão é no inicio da primavera com predominancia nos meses de novembro e dezembro, onde a produção de zangões é muito maior.
      Abçs

      Excluir
  40. Olá amigo, no dia 09/07 encontrei um exame de jatai feito na terra em um buraco mesmo, ele era bastante forte pois fui violentamente atacado durante sua retirada. rs. Ocorre que não tenho experiencia e durante a retirada acabei por virar os discos de cria (aproximadamente 9) por todos os lados, além de transporta-lo na garupa de uma motocicleta onde eles foram bastante chacoalhados. Passado já um mês, observo que as abelhas tem trabalhado bem, fizeram um tubo de entrada, já propolizaram toda a caixa e tal. Será que as crias que estavam no disco podem ter morrido? No momento da retirada não vi a rainha, e se ela estiver ficado para trás, posso perder o enxame? quanto tempo dura o ciclo de nascimento de uma jatai? Desculpe tantas perguntas, mas agradeço caso possa responder. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Philipe;
      Muito legal o fato de você ter resgatado um enxame de jatai.
      Fica tranquilo que vai dar tudo certo.
      Quanto aos discos de cria, as abelhas conseguem reorganizar internamente e elas recuperam os pequenos estragos que foram feitos durante o transporte.
      Se a rainha ficou para tras, logo vai nascer uma princesa e virar rainha, pois já estamos na reta final do inverno e no inicio da primavera, as abelhas começam o ciclo de enxameamento.
      Abçs

      Excluir
  41. Ola lucio mais uma duvida eu nao quero faze a divisão das colmeia e quero as deixa las fortes eu posso ta escluindo o ovo da realeira .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo;
      As realeiras precisam ficar nos discos mesmos, pois isso vai acarretar o fenomeno da enxameação.
      Se você tirar as realeiras, voce estará interrompendo o ciclo delas.
      As vezes o enxame precisa trocar a rainha por uma nova ( princesa ) e se não tiver realeiras, a coisa fica complicada e o enxame pode definhar e acabar.
      Abçs

      Excluir
  42. Ola lucio mais uma duvida eu nao quero faze a divisão das colmeia e quero as deixa las fortes eu posso ta escluindo o ovo da realeira .

    ResponderExcluir
  43. Lúcio achei uma colméia de abelha sem ferrão. Não sei se é jataí. A entrada da colméia é grande com o pistão de 1 cm de diâmetro de cor amarela. As abelhas pretinha e um pouco maior que a jataí. Eu cheguei perto até tocá-la e não me atacaram. Que tipo de abelha pofe ser. Segunda feira vou tentar tirá-la. A colméia está num tronco de árvore viva. Como devo proceder. abçs Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos;
      Pelo que você comentou, essa especie de ASF ( Abelha Sem Ferrão ) está parecendo ser de Irai, que é uma abelha muito mansa.
      Porém pode ser também a mandaguari. A mandaguari gosta de ficar voando em volta do bico de entrada, aos montes, já a irai não.
      Pra retirar da arvore, só mesmo serrando com serra eletrica. Depois tem que colocar em uma caixa racional apropriada, sem divisões no interior.
      Abçs.

      Excluir
  44. Lucio, existe uma ASF chamada Mutum. Um amigo meu disse que é mutum, nunca vi este nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos;
      Esse nome de ASF nunca ouvi alguem comentar, e também não conheço.
      Talvez seja uma abelha já conhecida, mas o nome está nos confundindo.
      Talvez umas fotos ajuda na identificação.
      Abçs

      Excluir
  45. Lúcio, Como envio a foto da abelha para você. Vou tirar as fotos desta abelha. abçs. Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos;
      Veja se você consegue enviar pelo email:
      luciopivoto@hotmail.com

      Ou se você posta-la em seu blog, me passa o endereço que procuro ver.
      Abçs

      Excluir
  46. Ola Lucio ! Primeiramente parabéns pelo seu trabalho( que atenção) muito legal. Vc trabalha com vendas de caixas racional? Lucio vc fica em campinas-sp ? Eu moro em campinas- sp .... Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      Sim eu estou moro em Campinas - SP
      Eu fabrico e vendo caixas racionais para ASF.
      Se precisar, estamos a disposição.
      Grande abraço e muito sucesso pra você.

      Excluir
  47. Bom dia Lucio!

    Ok, vou te ligar depois, obrigado.
    Abraço

    ResponderExcluir
  48. Lucio abri uma das minha caixinhas e notei que uma delas tem dois ovos de realeira , quer dizer que vai soltar dois enxame . O que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo;
      Opa, muito bom isso... 2 realeiras... signfica que o enxame está forte.
      Sim, dessas realeiras vão nascer as princesas que poderão substituir ou não a rainha velha e também soltar novo enxame para a natureza.
      O que você pode fazer é retirar os discos de cria que contem essas realeiras ( esperar que eles fiquem maduros ) e fazer uma divisão agora na primavera, tome cuidado pois nosso clima está muito maluco, se está quente, de repente vem o frio e se fizer uma divisão nessas condições imprevistas de clima, poderá perder o enxame filho e a matriz também.
      Abçs

      Excluir
  49. Boa tarde lucio a uns 15 dias coloquei uma isca em uma matinha uns 100 metro perto de casa hoje fui da uma olhada e ja fizeram o bico queria saber quanto tempo posso traser pra casa outra pergunta tenho um enxame que tem dois ovo de realeira o que posso fazer a isso vai sair dois enxame desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Paulo;
      Quanto a caixa isca, espere mais tempo pra retirar e levar pra sua casa.
      O enxame na caixa isca ainda está se formando, e retirando agora, vai interromper o processo.
      OBS.:
      Quando as realeiras, já respondi logo acima ( mensagens )
      Abçs

      Excluir
  50. Boa tarde lucio a uns 15 dias coloquei uma isca em uma matinha uns 100 metro perto de casa hoje fui da uma olhada e ja fizeram o bico queria saber quanto tempo posso traser pra casa outra pergunta tenho um enxame que tem dois ovo de realeira o que posso fazer a isso vai sair dois enxame desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  51. Professor Pivoto:
    Uma de minhas caixas de um enxame de jatai capturado em maio, notei a falta de abelhas na entrada. Abrindo, minha surpresa, foi ver que não havia nenhum disco e meia duzia de abelhas no interior, mas, a rainha está lá e me parece muito saudável. O envolucro de cera tem as dimensões aproximadas de um mamão papaya e somente um pote com mel - metade. Há salvação? Agradeço antecipadamente.
    Paulo Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo;
      Todo enxameamento é assim mesmo. Começa pequeno e depois vai crescendo. No seu caso, está no inicio ainda, o processo de transferencia da mae para a filha está acontecendo, de tempo ao tempo, logo você vai ver que o enxame vai crescendo aos poucos.
      Não se precipite, deixa a natureza agir.
      Abração.

      Excluir
    2. Obrigado. Envie para meu e-mail as condições de comercialização das caixas. Não é para mim e sim para um amigo em Porto Real - Resende que estou incentivando à apicultura de ASF - Estou em Jacarepaguá-RJ

      Excluir
    3. Olá Paulo;
      Por favor, mande um email seu para o endereço:
      luciopivoto@hotmail.com
      assim consigo enviar para seu email as condições solicitadas.
      Aguardo.
      abçs

      Excluir
  52. Obrigado lucio pela resposta . Quanto as realeiras é que a pergunta tinha sumido e eu achei que não seria postado por isso perguntei novamente ok

    ResponderExcluir
  53. Boa noite lucio mais uma duvida quantos enxame posso ter ( criacao caseira ) eu tenho 7 enxame fora as iscas quw estão na mata . tem que ter algum tipo de registo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo;
      Acima de 40 enxames seria preciso ter um registro, mas isso quase não acontece. Pode ficar tranquilo, pode criar suas abelhinhas sem problemas, depois navegue no site do IBAMA e procure ver se consegue pelo menos fazer um registro no CTF ( cadastro tecnico federal ).
      Abçs

      Excluir
    2. Lucio eu ja tenho eu crio pássaros silvestres

      Excluir
    3. Lucio ja tenho este cadastro para criacao de pássaros silvestres o cadastro é feito para uso de recursos naturais .

      Excluir
    4. Olá Paulo;
      Sim, esse registro também engloba as especies de abelhas, veja se no corpo contempla. Não me lembro se o registro para criação de aves é especifico, se trata de recursos naturais com certeza atinge as abelhas também. O cadastro do IBAMA é bastante complexo e muitas vezes não tem o item que queremos.
      abçs

      Excluir
  54. Caro Lucio,ontem fiz a captura de um enxame da abelha mirin guaçu,por uma infelicidade. a rainha morreu,voçe acha que itei perder a colmeia toda,haja visto que tinham somente 8 discos de cria,obrigado pela atençao que voçe tem para com todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      Não se preocupe, como já estamos entrando na estação Primavera, com certeza esses discos que ficaram, tem realeiras e dessas realeiras irão nascer princesas que se tornarao rainhas.
      abraços.

      Excluir
  55. Caro Lucio ,ontem fiz a captura de uma colmeia de abelha mirim guaçu em um muro,por infelicidade minha a rainha morreu,vc acha que perderei a colmeia,tinha 8 discos de cria nela,obrigado pela atençao.

    ResponderExcluir
  56. Caro Lucio,onte eu fiz a captura de um enxame da abelha mirim guaçu,por infelicidade a rainha morreu.Voce acha que perderei a colmeia,havia 8 discos de cria.Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  57. desculpe Lucio, enviei 3 mensagens,achei que nao estavam sendo emviadas ,kkkk,abraços.

    ResponderExcluir
  58. Valeu a primeira vez que leio e gostei muito, tenho um enxame e quero aprender mais sobre as abelhas.

    ResponderExcluir
  59. Gostei do que li, passei um enxame de um toco para uma CX pequena e gostei das abelhas jataí, vou aprender mais e multiplicar a espécie.

    ResponderExcluir
  60. Valeu a primeira vez que leio e gostei muito, tenho um enxame e quero aprender mais sobre as abelhas.

    ResponderExcluir
  61. Oi amigo, tirei ima colmeia de um muro dia 23 de setembro e coloquei em uma caixa para abelha jataí. Já fiz a divisão da colméia mãe para a colmeia filha. Esta divisão se deu no dia 4 de outubro. Quando d4vo mexer de novo. um abçs Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos;
      Muito legal o fato de você ter resgatado a jata do muro e começar a cuidar dela.
      Como você fez a divisão no dia 04 Outubro, espere pelo menos 30 dias para fazer nova divisão.
      Abçs

      Excluir
  62. boa tarde ... troquei de caixa uma jatai e quando abri para conferir não tinha nenhum disco de cria mais a rainha tava lá ! porque a rainha parou de ponhar ?

    ResponderExcluir
  63. ola lucio aenxameaçao ja dura mais de 20 dias o que pode ser eu posso faser adivisao nesas condisoes elas estao voando en volta da caixa todo esse tempo sao jatais e o enxame esta forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo;

      Se o enxame está forte, então procure realizar uma divisão.
      O tempo e época são propicios.
      aproveita que o enxame está muito forte.
      Abçs

      Excluir
  64. ola lucio gostaria de saber se posso faser a divisao elas estao voando perto da caixa ja fas mais de 20 dias o enxame e forte sao jatais coloquei iscas pet alguns metros de distancia mais elas nao c interesaram por ela tem o dia certo pra isso acontecer obrgd

    ResponderExcluir
  65. Olá amigo;
    Nesse momento de muitas abelhas esvoaçando, na verdade são zangões que esperam a oportunidade para fecundar a princesa, que vai se tornar rainha.
    Nesse momento, as jatais já tem um lugar para nidificar, lugar este que já foi escolhido bem antes.
    Provavelmente elas não vão entrar na isca pet, mas vale a pena tentar.
    A isca pet tinha que ser colocada bem antes, para dar chance das jatais terem escolhido-a.
    abçs e boa sorte.

    ResponderExcluir
  66. Sebastiao
    Lucio
    Boa noite retrei no muro da vizinha um enxame de jatai, gostaria saber qual distancia devo levar para nao perder as campeira. Obrigado pela sua atençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sebastião;
      Faça o seguinte:
      deixa a caixa no local e retira ela somente a noite.
      Depois pode levar a caixa para outro local e pronto.
      No local antigo, procure fechar a entrada ou se preferir, pode deixar aberto que vai servir para capturar novos enxames.
      Abração.

      Excluir
  67. ola lucio
    tenho visto uma abelha diferente nasflores aqui en casa fiz algumas pesquisas mas nao consegui saber o nome dela ela é gordinha tem a cauda se é assim q c diz´, grande e marron meio avermelhado se vc souber por favor gostaria de saber o nome ela vem sózinha e solta pózinho da flor quando ela pousa obrg pela atençao

    ResponderExcluir
  68. ola amigo fiz uma transferencia de jatai de um caixote para uma caixa racional porem nao achei a rainha ' notei muito pouco discos de cria porem achei realeira saudavel nos discos e quantidade de mel razoavel ' sera que tem a chançe de a rainha ter morrido ? e as abelhas mantendo esa realeira para seguimento do enxame ?? desde ja agradeço a ajuda que puder me da

    ResponderExcluir
  69. ola amigo fiz uma transferencia de jatai de um caixote para uma caixa racional porem nao achei a rainha ' notei muito pouco discos de cria porem achei realeira saudavel nos discos e quantidade de mel razoavel ' sera que tem a chançe de a rainha ter morrido ? e as abelhas mantendo esa realeira para seguimento do enxame ?? desde ja agradeço a ajuda que puder me da

    ResponderExcluir
  70. Olá amigo;
    Não se preocupe, a rainha se esconde mesmo, quando manuseamos o enxame, ela se protege entre as lamelas ( cera ), por isso é dificil ve-la.
    Fica tranquilo que tudo vai dar certo.
    Abração.

    ResponderExcluir
  71. Professor;
    Tenho 4 caixas, Posso deixar próximo a elas caixas definitivas vazias com alguma cera na porta e feromônio no interior, como iscas, ao invés de usar garrafas pet? Há algum contratempo futuro?

    ResponderExcluir
  72. Ola Paulo;

    Sim, isso é muito bom, pois quando ocorrer enxameamento, elas vão escolher a caixa isca.
    Abçs

    ResponderExcluir
  73. Tudo bem Lucio,nessa primavera consegui atingir o meu objetivo que era chegar a soma de 30 cx de jataí,graças a Deus e aos seus preciosos comentarios e esplicaçoes por meio deste site.Pois bem , agora começo um novo desafio "abelha mandaçaia",vc acha que terei sucesso na divisao dessa espécie? Outra coisa,elas se adaptam ao meio urbano,haja visto que minhas colméias de jatai estao todas produzindo e estao todas em minha casa em contagem MG,o que vc me diz a respeito da mandaçaia? Obrigado e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glayson;
      Muito legal o fato de você ter conseguido atingir seu objetivo, a palavra perseverança é a chave do sucesso.
      MANDAÇAIA:
      Abelha linda, muito mansa. Sim, você terá sucesso nas multiplicações sim, e elas se adaptam muito bem no meio urbano.
      Voce terá sucsso com elas também.
      Grande abraço e muito sucesso pra você.

      Excluir
  74. Ola Lucio, tenho uma caixa com um enxame de Jataí e avistei uma realera no segundo disco de cima para baixo, mas notei que não tem muitos potes de mel e pólen. Posso efetuar a divisão assim mesmo? Lembrando que sou novato na criação e por enquanto só tenho esse enxame que capturei aqui em casa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      Sim, você pode fazer a divisão sim, mas retira os discos maduros ( cor mais clara ) pra montar a caixa filha.
      Depois alimenta os dois enxames.
      Sucesso pra você.

      Excluir
  75. Obrigado Lucio,vou manter voçê informado sobre o meu progresso com as mandaçaias,seu site é uma benção para os apaixonados por abelhas. Fica com Deus!!!!

    ResponderExcluir
  76. Oi Lúcio,

    Eu construi uma caixa para abelha mandaguari. Posso usar iscas e colocar na caixa para atrair a abelha mandaguari. Será que dá resultando? Tem umas mandaguari rodeando a caixa entra e sai.
    Sobre a abelha jataí. Também dá resultado colocar atrativo (feromonio) para atrair uma colmeia de jataí. Este feronio tem que ser de jataí ou pode ser de mandaguari. abçs Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos.
      Sim, pode colocar o atrativo que você tem pra capturar mandaguaris, elas vão entrar na caixa sim, é dar tempo ao tempo.
      Quanto as jatais, pode usar o atrativo das mandaguaris, da resultado também para as jatais.
      Abçs

      Excluir
    2. Lucio,
      Enviei um email para você com fotos de uma colmeia, se é Manduri ou mandasaia.
      Características, elas se escondem quando você chega perto. abçs Carlos

      Excluir
  77. Oi Lúcio,

    Eu construi uma caixa para abelha mandaguari. Posso usar iscas e colocar na caixa para atrair a abelha mandaguari. Será que dá resultando? Tem umas mandaguari rodeando a caixa entra e sai.
    Sobre a abelha jataí. Também dá resultado colocar atrativo (feromonio) para atrair uma colmeia de jataí. Este feronio tem que ser de jataí ou pode ser de mandaguari. abçs Carlos

    ResponderExcluir
  78. Caro Lucio,existe algum problema em se criar abelha tubuna proximo de jataí? Tenho essa dúvida pois dizem que as tubunas sao agressivas,é verdade?obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glayson;
      As jatais são territorialistas, as tubunas costumam ficar voando em volta da entrada da caixa, sendo assim, se você deixar as jatais muito proximo das tubunas, a briga vai acontecer, e pior, as jatais não desistem, vão se embolar até morrerem.
      Portanto, se você tiver como deixar as caixas um pouco afastadas, é melhor.
      abçs

      Excluir
  79. Entao as tubunas nao sao agressivas como as abelhas limao? Voçê acha que uns 20 metros é suficiente para que nao haja confronto? Desde ja agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo;
      Sim, se você tiver um espaço que permita colocar nessa distancia, seria o ideal. Mas a distancia pode ser menor, conforme disponibilidade de espaço ( por exemplo, 5 mts ).

      Excluir
  80. Muito obrigado,vou mantê-lo informado.Ótimo ano à todos!!!!

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde amigo,
    Gostaria de saber qual a diferença entre abelha urucu e europa, encontrei um enxame, tinha quase certeza que era europa mas ai vi as fotos da urucu na net, tem alguma caracteristica que diferencie. (OBS) NÃO E A URUCU AMARELA

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde,
    Ola amigo, descobri um enxame, nao sei se e urucu ou europa, gostaria de saber se voce sabe me informar a diferenca entre a abelha urucu( sem ser a amarela) com a APIS europeia, e que vi na NET fotos e nao soube diferenciar, e nao quis me arriscar e tomar umas ferroadas.

    ResponderExcluir
  83. Olá amigo;
    Realmente quem não conhece a uruçu verdadeira ( nordestina ) as acaba confundindo-a com a apis.A diferença está no abdomem, a uruçu tem o abdomem mais escuro e com algumas listas, já a apis, é mais claro.
    A entrada da uruçu é feita com barro, a pis não.
    Abçs

    ResponderExcluir
  84. Olá Sr. Lucio me chamo Marcelo e sou de campinas SP, eu tinha uma colmeia de jatai muito forte , linda trabalhava demais tinha muito mel e material de cera, polem, propolis. Ai no fim do ano de 2015 em novembro decidi fazer a divisão da colmeia, fiz tudo certinho do geito que todos ensinam, e o resultado foi.... as duas divisões mortas, não tinha sinal de rainha todas as abelhas estavam mortas no fundo dos discos de cria, me deu um desespero não sabia o que fazer e ainda não sei o que pode ter acontecido. Eu coloquei mel para as duas caixas e quando abri não tinha nada de mel, só abelhas mortas.
    O que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      Quando trabalhamos com elementos em que a natureza tem prioridade, as vezes ficamos a mercê dela, ou seja, a mãe natureza manda e temos que obedecer.
      Bom, pelo que entendi, você fez tudo certinho, na época correta, se você tem experiencia, então digo que o fator impactante foi externo ( agrotoxico, plantas dos vizinhos com inseticida, etc ).
      Agora, se você não possui muita experiencia, pode ter ocorrido erro durante o manuseio e que passou despercebido.
      Também já perdi bastante enxames, a gente fica triste, mas eu olho pelo outro lado: procuro ver onde cometi erros e aprender com ele, pra evitar nos proximos.
      Abçs

      Excluir
  85. Oi Lúcio,
    Muito triste o que aconteceu com a colmeia acima.
    Estou uma uma colmeia matriz e já fiz uma divisão há 3 meses. Posso fazer outra divisão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos;
      Sim, você já pode fazer nova divisão dessa colmeia, pois já se passaram 3 meses e a matriz está forte novamente.
      Abçs

      Excluir
  86. Bom Dia Lucio, parabéns por essa linda iniciativa de orientar-nos sobra a criação da jataí. Tenho uma criação de jataí em uma cabaça a uns 3anos e ela está forte, gostaria de saber se posso muda-la para 2 caixas racionais ou somente para uma. uma abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio;
      Sim, você pode passar o enxame para uma caixa racional, porém não faça divisão agora, apenas faça a transferencia do enxame. No final desse ano 2016, ai sim poderá fazer a divisão.
      No momento da transferencia todo o enxame vai estar desorientado e se dividir pode ocorrer perdas.
      abçs

      Excluir
    2. Obrigado Lucio pela gentileza da resposta, seguirei sua orientação. um abraço

      Excluir
  87. Bom dia Lucio, sou de Araras-SP e tenho uma colméia de jataí em uma cabaça a 3 anos, o enxame está forte. Se ela tiver bastante discos eu poderia tirar da cabaça e transferir para 2 caixas racionais ou somente para uma. Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  88. Lúcio,
    Devo fazer a divisão se o tempo estiver com sol ou pode estar chovendo. abçs Carlos

    ResponderExcluir
  89. Olá Carlos;
    As divisões dos enxames são feitas em periodos não chuvosos, ou seja, com sol.
    A chuva atrapalha o procedimento da divisão e prejudica o enxame.
    Abçs

    ResponderExcluir
  90. Lúcio,
    Estamos no mês de janeiro, até quando posso fazer a divisão? Daqui a 4 meses chega o mês de maio e começa a esfriar. Eu moro em Pouso Alegre, sul de Minas. abçs Carlos

    ResponderExcluir
  91. quantos dias depois que a jatai começar a fazer a colmeia na isca pet posso passar pra caixa

    ResponderExcluir
  92. Olá Carlos;
    Estamos no mes de janeiro, ainda dá tempo de fazer divisão da jatai, ela é bastante rustica e vai aguentar e se organizar antes da chegada do frio.
    Mas o risco já começa a ficar eminente.
    Epoca boa para fazer divisão é logo no inicio da primavera.
    Abçs

    ResponderExcluir
  93. Olá;
    Quanto a isca pet, depois que enxamear, deve-se esperar pelo menos 3 meses para depois transferir para a caixa racional.
    Pode transferir em tempo menor, mas a caixa tem que ficar no local onde estava a pet.
    Abçs

    ResponderExcluir
  94. tenho uma colmeia jatai em minha isca pet a 20 dias já posso passar ela para a caixa?

    ResponderExcluir
  95. Ola amigo;
    Espere pelo menos3 meses, para que o enxame fica mais estavel e não sofra com a transferencia.
    Abçs

    ResponderExcluir
  96. Olá Lucio
    Qual a distancia mínima que eu posso colocar iscas pet de uma colmeia de jatai já instalada.

    ResponderExcluir
  97. Olá Antonio;
    A distancia pode ser a partir de 3 mts, as jatais ficam "sondando" o territorio delas em curta distancia.
    Abçs

    ResponderExcluir
  98. Lúcio,
    Foi fazer a divisão tinha 4 discos e 1 raleira. Na hora da divisão que eu estava fazendo, voltei atrás e coloquei tudo de volta na colmeia mãe. Você acha que fiz bem? Se tivesse feito a colmeia mãe e a filha ficaria muito fraca, né. O que vai acontecer na colméia mãe eu deixei a realeira, o que vai acontecer com? abçs Carlos

    ResponderExcluir
  99. Olá Carlos;
    Bom, pelo visto você cancelou a divisão e devolveu os discos para a colmeia mãe.
    Bom, o que vai acontecer é que a realeira vai nascer uma princesa e ela vai sair da casa da mãe e formar uma nova colmeia ( enxemamento ).
    Abçs

    ResponderExcluir
  100. Lúcio,
    Você acha que fiz bem em ter parado a divisão, com apenas 2 discos. Se e pouco para fazer a divisão, como que elas vão fazer nova colmeia com poucas abelhas? Não seria ideal eu só ter transferido o disco com a realeira. Ela não formariam uma colmeia? Não seria a mesma coisa. abçs Carlos

    ResponderExcluir
  101. Carlos;
    Em uma divisão bem sucedida, é preciso ter discos de cria maduros com realeira e bastante campeiras.
    Se o enxame estiver fraco e com poucos discos de cria, se fizer a divisão, corre risco a colmeia mãe e filha.
    Se tiver outro enxame forte para fornecer campeiras e mais discos, aí sim pode fazer.
    Abçs

    ResponderExcluir
  102. Lúcio,
    Você tem razão. As duas colméias que eu tenho mãe e filha só tem discos de crias para elas. Esta realeira que vi na colméia mãe, quando você acha que vai enxamear. Será se eu puser uma isca pet na hora do enxameamento, posso conseguir esta futura colméia que vai sair da colméia mãe? abçs

    ResponderExcluir
  103. Olá Carlos;
    A jatai escolhe o local para se enxamear bem antes do fato, portanto, as caixas iscas tem que estar espalhadas durante o ano todo, para que as jatais possam escolher o local e depois chegar com o enxame.
    Como todos sabemos, as jatais são meio loucas, você pode ter sorte se puser as iscas, talvez consiga capturar um enxame ainda este ano.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  104. Olá
    Lucio, enxames diferentes capturados em locais diferentes qual a distancia minima entre as caixas poderei deixar? pois meu espaço é pequeno..Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo;
      As jatais são brigonas ( territorialistas ), mas se você colocar uma planta ou qualquer outro objeto entre as caixas, elas vão ficar sossegadas, essa planta ou objeto vai ajudar a fazer a separação.
      Abçs

      Excluir
  105. Lúcio.
    Em outubro de 2015 teve um enxame na minha casa. Depois de 30 dias coloquei numa caixa normal. Agora quero colocar nessas caixas com divisões e fazer duas caixas.Gostaria de saber se só mudo de caixa e não faço a divisão, qual a melhor época de fazer a divisão,quanto tempo deixar as duas caixas perto uma da outra, quanto tempo depois da divisão posso dar a caixa para uma outra pessoa e qual o melhor horário para transportar. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius;
      A melhor epoca para se fazer divisões de ASF ( Abelhas Sem Ferrão ), a jatai por exemplo, é a partir do mes de Agosto ( inicio da primavera ) até março.
      Ainda dá tempo pra você fazer a divisão.
      Depois da divisão, as caixas tem que ficar separadas uma da outra, a filha fica no lugar da mae, e a caixa mae vai para um lugar mais distante.
      Depois de 3 meses você pode dar de presente o enxame filho.
      abçs

      Excluir
    2. Obrigo Lúcio pelas dicas. Depois de dar o enxame filho a caixa mãe volta no lugar da filha.

      Excluir
  106. Olá Ricardo;
    As jatais são brigonas ( territorialistas ), mas se você colocar uma planta ou qualquer outro objeto entre as caixas, elas vão ficar sossegadas, essa planta ou objeto vai ajudar a fazer a separação.
    Abçs

    ResponderExcluir
  107. Caro lucio pivoto ....parabens pelo site ...
    Eu capturei um jatai no muro de um amigo , e só as coloquei na caixa e as levei pra casa , por falta de tempo de manuseio.
    Vc acha que elas vam se adaptar e naun vão abandonar a caixa...elas ja tao tirando residuos de da caixa ...e tinha apenas 30 dias q elas tavam no muro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson;
      Bom, como foi apenas uma transferencia e não divisão, tem tudo pra dar certo, ou seja, tem rainha e campeiras.
      Fica tranquilo que logo o enxame vai estar fortão.
      Abçs

      Excluir
  108. Ola caro lucio pivoto,parabens pelo que faz aqui..
    Sr.lucio eu retirei uma jatai de um muro de um amigo, e por falta de tempo de manuseio naun fiz qualqer tipo de preparação para recebelas na caixa...levei as para casa.vc acha que elas vão se adaptar na caixa, sendo que tinha apenas 30 dias no muro? Elas ja estão tirando residuos da caixa..

    ResponderExcluir
  109. E se elas ficarem na caixa..com quanto tempo devo faser a divisão?caixa de 12x12x45

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson;
      Voce vai fazer a divisão desse enxame somente na primavera, em agosto desse ano.
      Agora já é um pouco tarde pra fazer a divisão, o risco é muito grande e também porque a produção de zangoes já diminuiu.
      Abçs

      Excluir
  110. Olá, me chamo Clairton
    Boa noite, Peço desculpas por incomodar, eu fiz as caixas racionais e tenho 4 ninhos muito grandes de Jataí para retirar de árvores onde eu moro.
    Estes ninhos além de serem velhos possuem várias entradas, eu pensei em dividir estes ninhos na hora de retirar, o que vc acha? Tipo transformar os 4 ninhos em 8 ninhos dentro de caixas racionais.
    Além de dividi-los, eu estaria mudando eles de lugar.

    Grande abraço gaúcho de Santa Rosa - RS, espero que possa me orientar, desde já eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clairton;
      Muito legal o fato de você estar resgatando as jatais dos troncos velhos.
      Faça o seguinte:
      apenas transfira os ninhos para as caixas racionais, não faça divisões agora, espere a proxima primavera ( final agosto ) para fazer.
      Se fizer a divisão na hora da transferencia, vai ser muito estressante para as abelhas.
      Então mude elas de lugar, ou seja, apenas transfira para as caixas.
      Abçs

      Excluir
  111. Ola Lucio,
    Coloquei uma isca pet a uns 800m da minha casa e ela enxameou, irei fazer a transferencia para uma caixa racional porem não posso faze-la onde esta a pet, terei fazer a transferencia em mina casa. como devo proceder? grato um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio;
      Faça o seguinte:
      leve a garrafa pet pra sua casa e espere uns 3 dias, depois faça a transferencia da pet para a caixa racional, fazendo dessa forma,as abelhas se estressam menos.
      Abçs

      Excluir
    2. Oi Lúcio,
      Eu acho que está acontecendo com a minha colmeia filha como aconteceu com a sua. Eu fiz a divisão e acho que foi sem a realeira, pois as abelhas sumiram restaram somentes filhotes. O que devo fazer?
      Agora a colméia mãe tem 4 discos uma com realeira. Devo deixá-los quietos e não mexer?

      Excluir
    3. Ok Lúcio, obrigado pelo esclarecimento, farei conforme sua orientação. um forte abraço.

      Excluir
    4. Ola Carlos;
      Inspecione a caixa filha, se constatar que realmente não tem realeiras, então devolva os discos para a caixa mãe.
      Abçs

      Excluir
    5. Lúcio,
      Tirei os discos da colmeia filha e transferi para a colmeia mãe. Achei um disco e uns pedaços de lado. Os disco é bem fininho será que vão nascer filhotes. Tem que colocar a onde em cima dos outros discos ou pode ser em cima da cera? abçs Carlos

      Excluir
    6. Olá Carlos;
      Sim, pode coloca-los em cima da cera, as abelhas se incumbirão de cobri-lo.
      abçs

      Excluir
  112. Lúcio,
    Vou verificar se ainda tem discos. Vou fazer que você falou. Descobri no sítio do meu irmão 2 colméias jataí vou fazer o resgate. Estão dentro de um bloco de cimento.

    ResponderExcluir
  113. Olá lucio...
    Um amigo tem uma caixa e o enxame dele tá fortão ...ele me disponibilizou para fazer a divisão ..vc me opina faser isso agora ou espero final de agosto?

    ResponderExcluir
  114. Olá Emerson;
    Se você fizer a divisão agora, o risco é bem grande de não vingar, pois já estamos quase entrando no outono, e o enxame precisa de tempo para se recuperar.
    Aconselho esperar a chegada da primavera, final de agosto para fazer a divisão. É mais seguro.
    Deixa o enxame tranquilo por enquanto.
    Abçs

    ResponderExcluir
  115. Lúcio,
    Eu coloquei algumas garrafas pet para capturar as abelhas jataí. Você acha que ainda da para capturá-las.
    Foi bom você falar para não fazer a divisão, senão eu teria feito. Pode tirar alguns discos de colméia forte para fortalecer outras. abçs Carlos

    ResponderExcluir
  116. Olá bom dia
    Meu nome é Ricardo, capturei um enxame de jatai em um local muito ruim, abaixo do piso, e elas estavam em um local muito apertado que mal cabia a mão, e devo ter matado a rainha e os discos de cria ficaram bem prejudicados, porem tinha muitas campeiras....e verifiquei apos alguns dias e está sem rainha e nada de realeiras....como fazer para salvar este enxame? será que introduzindo disco com realeira de outro enxame da tempo ainda para refazerem? fazem uns 20 dias já...abçs...Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ricardo;
      Bom, o fato de voce ter resgatado o enxame foi muito legal.
      As abelhas tem uma capacidade incrivel de se recuperar, porem no caso da jatai, se não tiver uma realeira, o enxame vai durar apenas 3 meses, depois vai definhar e acabar.
      Se tiver outro enxame, tente procurar uma realeira e doar para esse enxame. Ainda dá tempo pra fazer isso, o tempo está favoravel.
      Abçs.

      Excluir
  117. Oi Lúcio,
    Estou com uma colmeia bem fraca com só 4 discos de cria e uns restos de disco de outra colmeia que definhou. Tenho outras 3 colmeias forte. Posso tirar alguns discos de cria e transferir para a colmeia? Como vejo se a rainha está forte e fazendo postura? Como devo agir nesta situação? abçs Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos;
      Sim, se você tiver como tirar discos maduros e com realeira de outro enxame para colocar nesse enxame fraco, seria o ideal.
      mas lembre-se, tem que ter realeira, senão não vai adiantar de nada.
      Abçs

      Excluir

Deixe sua mensagem.