Menu

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Forideos (Pseudohypocera kertesi). Eles atrapalham e muito!!!

    É isso mesmo pessoal.  Os forideos não são bem vindos e quando chegam, atrapalham e como dão dor de cabeça. Todo bom Meliponicultor que já teve essa desagradavel experiência que o diga. Temos que ficar atento à eles.

    A partir do momento em que você tem uma atividade voltada para a Meliponicultura, a preocupação com eles é inevitavel: descuidou, infectou.
    
    O forídeo é um díptero que se alimenta de material orgânico em decomposição (frutas, pincipalmente). A fase larval adaptou-se muito bem ao consumo de pólen e larvas de meliponíneos. O adulto quando entra na colônia de abelhas, põe seus ovos preferencialmente no pólen armazenado pelas abelhas ou em favos de crias destruídos pelo manejo inadequado. As larvas dos forídeos alimentam-se de pólen, larvas e pupas de abelhas, causando sérios danos à colônia. Caso o meliponicultor não cuide das colônias afetadas, eliminando o parasita, ela morrerá após alguns dias de infestação.

    Cada forídeo põe até 70 ovos, que em 3 dias desenvolvem-se em indivíduos adultos. Uma colônia infestada por forídeos é fonte de infestação no meliponário. Desta forma, esta colônia deve ser tratada ou eliminada o mais rápido possível.

    Um dos fatores que pode facilitam o ataque dos forideos após uma divisão  é a falta de potes de polém vazios  para que as campeiras possam depositar o que elas coletaram na natureza.  Quando as campeiras retornam do campo com o polém e não encontram os potes prontos, elas  ficam rodando dentro da colmeia e não encontrando os potes prontos, simplesmente descartam o polem no fundo da caixa, e como ele não foi estocado de forma correta, começa a azedar, criando um ambiente propicio para os forideos, pois o cheiro de azedo atraem eles.  Portanto é sempre bom ter potes prontos e vazios ou semi vazios para evitar esse cenário.

    Outro fator importante é a limpeza do meliponario, manter sempre limpo o local onde ficam as colmeias, eliminando restos de frutas que possam estar por perto, pois todos sabemos que os forideos adoram coisas putrefadas ( podres ).

É isso aí:  se o forideo aparecer.... PAU NELE !!!

Um comentário:

  1. Hmm it seems like your site ate my fiгѕt comment (it was extrеmely long) so I
    guess I'll just sum it up what I had written and say, I'm
    thοroughly enjoуing your blog. I too аm an aspiring blog writer but I'm still new to everything. Do you have any recommendations for inexperienced blog writers? I'd certainly apprecіate it.


    Look at my web page; Zquiet reviews

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.