Menu

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Processo de desenvoltura dos discos da Jatai:

Se observarmos bem o ninho da jataí, observamos que ele se desenvolve no sentido vertical, cada disco de cria é confeccionado um em cima do outro, sendo que entre eles fica um espaço para que as abelhas possam dar manutenção nos favos, mas a rainha não consegue entrar por esse espaço.

Então, quando o disco inteiro estiver com todos os favos contendo ovo deixado pela rainha, um novo disco imediatamente acima começa a ser construído. Portanto a rainha vai estar sempre por cima do disco mais novo. Esse processo de confecção de disco, vai crescendo até chegar à tampa da colméia.

Mas os discos mais antigos, as abelhas já nasceram, então esses discos são desmanchados para dar inicio em todo o processo novamente, ou seja, os discos começam a ser formados de baixo para cima, contudo ficará um espaço maior entre o novo disco e o disco mais antigo ( que está logo acima ), e nesse espaço a rainha consegue entrar e fazer a postura  dos ovos.

As abelhas vão desmanchando os discos que não tem mais abelhas e construindo outro disco novo logo abaixo daquele que foi desmanchado. Esse processo está constantemente em andamento. Muitas vezes abrimos a tampa da colméia e percebemos que o ninho está pertinho da tampa, e outras vezes não, justamente porque o processo está sendo refeito, ou seja, o disco que estava perto da tampa foi desmanchado e um pouco abaixo está nascendo outro.

2 comentários:

  1. Qual é a medida de um disco de cria da Jataí, sei que são vários porem sempre os do meio são maiores.
    A medida que preciso e de comprimento, não do Raio. Medindo de um lado para outro e não a circunferência.
    Acredito que chega aos 10cm, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo;

      Seim. A medida está correta, a media é de 10 cm, variando de 8 a 10 cm.
      Tanto que a medida interna das caixas são projetadas com 10 cm ( 10 x10 ), que é o espaço ideal para a nidificação da Jatai, se você deixar um espaço maior, elas vão preencher o espaço restanten com potes de polém e mel.
      Uma vantagem em ter pote de polem e mel em volta do ninho, é que eles ajudam a manter temperatura interna no ponto certo de que elas precisam.
      A desvantagem é no momento em que vamos fazer a divisão, complica bastante.
      Abraços.

      Excluir

Deixe sua mensagem.