Menu

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Enxameamento de Jatai em caixa racional:

Aqui vemos um enxameamento de abelha Jatai ocorrendo em um modelo de caixa horzontal. Esse modelo possui uma parte para as crias  (colmeia) e outra para as melgueiras    ( 2 melgueiras ).  Nesse local havia um enxame que foi transferido e com o passar do tempo, foram embora.  Mas na proxima primavera, aconteceu esse grande enxameamento, muito forte mesmo.  Esse enxameamento perdurou por uma semana inteira, cada dia eram mais abelhas que apareciam e fazian um alvoroço bonito de se ver, dava gosto de ver tantas abelhas esfoaçando em volta da caixa.  Depois de bem formado, os discos da colmeia tinham a dimensão de 9 cm de diametro dentro de um compartimento de 14x14 cm ( parte do ninho ).  E até hoje esse enxame permace forte, já utilizei para várias multiplicações.  É minha matriz ( uma delas ).

Para ver esse enxameamento, visite o link :
http://www.youtube.com/watch?v=JwwyahNweeo

2 comentários:

  1. Ola, pode me explicar se no enxameamento da jatai, a rainha vem junto no mesmo instante. E quanto tempo demora este enxameamento?

    Tenho uma colmeia, ela foi enxameada, porem já faz uma semana, e elas não param de se alvorossarem, saem muitas para fora da caixa e lutam entre sí. acho que vou perder o enxame.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo;
    O enxameamento da Jatai dura alguns dias mesmo. O enxame sai para alojar o local que já foi escolhido anteriormente e guardado para esse momento ( enxameamento ).
    No processo de enxameamento, a rainha ainda é uma princesa e consegue voar. Quando ela estiver no novo local com o enxame, logo começa o alvoroço de zangões para fecnuda-la. No máximo 08 zangões conseguem copular a princessa, e depois disso ela já não consegue voar mais, seu corpo fica grande ( abdomem fica dilatado ).
    Quantos as brigas durante esse processo é normal.

    Abçs

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.