Menu

quinta-feira, 16 de abril de 2020

POTES ARTIFICIAIS - Tamanho correto para espécie abelha sem ferrão Uruçus

Tema : Armazenamento de pólen e mel

     Melipona scutellaris este armazenamento é feito em potes construídos com cera, foram feitas contagens dos potes nas colmeias classificando-os como: potes abertos, potes fechados e potes vazios, separando-os de acordo com o conteúdo (mel ou pólen). Foram medidas as suas dimensões e anotadas para posterior avaliação dos dados.

     Com os resultados pôde-se averiguar que as colmeias apresentam quantidades de potes diferentes, variando em função do número de indivíduos que colaboram para este fator. Confirmou-se que, quando o alimento é escasso no pasto apícola, as abelhas usam o alimento armazenado nos potes, em função da diminuição de matéria-prima na entressafra.


                                                                                    Revista Biotemas, 21 (1), março de 2008





[Figura-1] Pote artificial





Figura-1  Ilustração dos potes artificiais, os quais poderão ser utilizados para armazenar mel ou pólen.

     O armazenamento do alimento é feito em células de cera que parecem pequenos potes redondos quando estão com mel e pequenos tubos quando estão com pólen . O mel produzido tem um sabor muito apreciado e apresenta propriedades medicinais. Poucos estudos foram feitos sobre a composição do mel da abelha nativa e como ainda não se tem uma regulamentação que determina as suas características, os resultados das pesquisas estão sendo comparados com as características do mel das abelhas africanizadas.







     Resultado semelhante pode ser visto na tabela 2,onde, para todos os parâmetros de potes medidos foi possível observar diferenças entre as colmeias, confirmando que além do número de potes, suas dimensões também variam dependentemente do tamanho da colmeia.
Interessante notar que as medidas dos potes variam conforme a sua finalidade.
Observou-se um aumento nas medidas dos potes vazios (altura, diâmetro e profundidade), sendo as colmeias 1, 3, 5, 6, 7 e 8 (Tabela 2) as que apresentaram um aumento considerável na estrutura de seus potes vazios, aumento este mais notável na colmeia 5 (Tabela 2), que desde o início do experimento se mostrou ser uma colmeia forte. As colmeias 2 e 4 (Tabela 2) por serem colmeias com menor número de indivíduos tiveram seus potes com medidas menores, não implicando este fator na quantidade de seus potes.

[Figura-2] Molde para fazer potes de cera







        Os potes de pólen e mel, por estarem fechados e
completos, tiveram apenas a altura e o diâmetro mensurados.
Foi observado que os potes de pólen fechados
apresentaram pequenas dimensões nas colmeias 2 e 4
(Tabela 2) e que estas chegaram ao término do período
experimental sem potes de pólen. As colmeias 6, 7 e 8
(Tabela 2) tiveram suas medidas semelhantes. Apenas
a colmeia 5 (Tabela 2) demonstrou um aumento nas dimensões dos seus potes de pólen fechados.










[Figura-3] Medida do molde




Ao se analisar as dimensões dos potes de mel fechados, verificou-se comportamento similar ao dos potes de pólen, sendo as colmeias 5 e 8 (tabela 2) as queapresentam valores maiores quanto ao tamanho e largurados potes, visto que,potes de mel são maiores que os potes de pólen. A colmeia 2 chegou ao fim do experimento sem nenhum pote de mel. Estas observações levam a conclusão de que existe um crescimento diferenciado para as abelhas M. scutellaris que estão sob mesmas condições climáticas, apresentando resultados biológicos importantes para o conhecimento da espécie. Couto e Couto 2006 afirmam que as abelhas africanizadas, por exemplo, em função das atividades desempenhadas pelas operárias dentro e fora da colmeia, tem a necessidade de ter na época das floradas, um grande contingente de campeiras para a colheita de néctar e pólen para o armazenamento, visto que, as floradas sofrem oscilações de acordo com a época do ano. Este estudo mostrou que as abelhas nativas também necessitam de um grande númerode operárias campeiras para a busca de alimento nas plantas, o que nos leva a entender que, na prática, tem-se que favorecer o desenvolvimento das colônias antes da safra, através de manejo e de alimentação  artificial, para que durante o período de coleta nas flores, as colônias já tenham campeiras suficientes para armazenarem a maior quantidade de alimento possível, visando a manutenção da própria colônia e a produção excedente para a comercialização.



[Figura-4] Potes prontos



A figura-4 mostra alguns potes prontos, os quais estão com as medidas de 29 mm de dimensão por 29 mm de altura.

     Se os potes não estiverem nas dimensões corretas, as abelhas vão desmancha-los e reaproveitar a cera para outras funalidades dentro do ninho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.