Menu

quarta-feira, 15 de abril de 2020

ISCA REAPROVEITAVEL - Capturar abelha jatai

[Figura-1] Isca montada (completa )



Uma das formas de conseguirmos capturar abelhas sem ferrão na natureza é utilizando isca pet ( garrafa pet ), ou até mesmo caixas de madeira de baixo custo ( baixo custo, pois as iscas geralmente ficam em locais que correm o risco de serem furtadas ), por isso tem que ser de baixo custo.

A isca PET é uma maneira de se capturar os enxames, porém tem um probleminha, depois de capturado, pra você retirar o enxame de dentro da garrafa pet, só mesmo cortando as laterais da garrafa, e isso muitas vezes inviabiliza a reutilização da mesma.

Agora, vejam na figura-1 uma forma de se reaproveitar a embalagem, após remover o enxame de dentro dela ( a entrada fica para baixo, está nessa posição para facilitar as fotos )

Cano PVC de 10 cm de diâmetro, com 40 cm de comprimento.






[Figura-2] Plastico transparente e preto

Então vamos as etapas da construção dessa isca reaproveitavél.

Na figura-2 podemos ver os plásticos que ficam dentro do cano PVC.

O plástico transparente é um pouco mais rígido, justamente para ficar bem acomodado dentro do cano.

Já o plástico preto pode ser mais maleável, se for rígido, melhor ainda.

Nessa construção, eu fui utilizando os materiais que estavam a minha disposição. Não precisa comprar, basta procurar na sua casa, que sempre encontramos materiais que podem nos auxiliar na confecção.


[Figura-3] Entrada da isca

Na figura-3 podemos ver como eu projetei a entrada da isca.
Lembrando que todo material utilizado aqui é reaproveitado, ou seja, sobras de madeiras da marcenaria.

Um pedaço de tábua cortado no formato redondo, com um furo central para encaixar outro pedaço que tem a entrada propriamente dita.

O fundo da isca também é composto de tabua no formato redondo.

Essa isca foi projetada para ser mais prática possível, ou seja, não estou usando parafusos para fixar a tampa do fundo e no topo, no lugar dos parafusos, utilizei encaixes de madeira ( esses 2 toquinhos pequenos  que pode ser visto na figura-2)










[Figura-4] Topo da isca






Na figura-4 podemos ver o topo da isca, feito com madeira, cortado no formato arredondado, e fixada com 2 toquinhos de madeira, na parte lateral do cano PVC.


















[Figura-5] Colocando os plásticos








Na figura-5 estamos na etapa de inserção dos plásticos dentro do cano PVC, lembrando que o plástico preto serve para deixar o interior do cano bem escuro, que é exatamente do que as abelhas precisam, local escuro. E esse plástico preto deve ficar por fora do plástico branco.














[Figura-6] Plásticos dentro do cano







Na figura-6 podemos ver os plásticos já inseridos por completo dentro do cano PVC, lembrando que o plástico preto fica em contato com o cano PVC e o branco fica do lado do ninho.

















[Figura-7] Fixação das tampas






Na figura-7 podemos ver como as tampas ( topo e fundo ) são fixadas no cano PVC.

Esse método de fixação é prático, pois no momento de retirada do enxame de dentro do cano, você não precisa de chaves de fenda para desparafusar.

Quanto mais prático for as iscas, melhor será o manuseio, pois na atividade de Meliponicultura, a praticidade tem muito valor, quanto menos tempo você ficar manuseando o enxame, melhor.

Pronto, uma vez retirado o enxame de dentro, basta montar a isca novamente e colocar de volta na natureza para capturar novos enxames, ou seja, isca reaproveitável.

OBS.: lembrar de passar a loção de captura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.