ola

Menu

domingo, 8 de abril de 2018

Proteção para caixa de ASF ( vento forte )


[Figura-1] Caixa no suporte


Todos nós que criamos ASF ( Abelha Sem Ferrão ), sempre temos receio que a caixa possa cair ( tombar ) com um vento muito forte.

Isso pode realmente acontecer, não estamos livres disso.

Mas sempre procuramos um jeito de prevenir quanto a isso, e uma das formas bem simples, prática, funcional e barata é a utilização de um arame com uma mola de compressão.
Veja na figura-1, o fio de arame envolvendo a caixa por completo.







[Figura-2] Utilização do sistema





Já a figura-2 mostra o sistema em uso, ou seja, a mola de compressão está atuando, ela está esticada fazendo pressão em volta da caixa.

Dessa forma, a caixa fica protegida contra ventos fortes, ela não vai tombar ou cair do suporte onde ela se encontra.









[Figura-3] Sistema desmontado





Vejam como é prático esse método de proteção, basta desencaixar o gancho  da corrente e a caixa pode ser retirada para ser vistoriada ou alimentar as abelhas com  muita facilidade, praticidade e segurança.

A figura-3 mostra o sistema desencaixado, percebam que a mola voltou ao seu estado original, ela está na posição de repouso.








[Figura-4] Outra caixa com proteção



A figura-4 mostra o sistema sendo usado na lateral da caixa, enfim, o encaixe pode ficar na posição que facilite o manuseio de encaixar / desencaixar.

Antigamente eu usava o arame, só o arame, ou seja, tinha que dar uma volta no arame para que ficasse preso, mas na quinta torção, o arame se quebrava, era um método nada prático. Sendo assim criei esse sistema com mola de compressão.











[Figura-5] Caixa de jatai





A figura-5 mostra uma caixa sextavada com jatai dentro, sendo protegida com esse sistema ( mola compressão ).

O legal desse sistema utilizando mola, é que ele pode ser usado em qualquer caixa, de qualquer tamanho, pois a mola pode esticar um pouco a mais para poder "abraçar" uma caixa maior.

Enfim, pode ventar a vontade que minhas caixas não vão sair rolando pelo chão.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.