Menu

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Divisão de Mandaçaia ( técnica bem sucedida )

[Figura-1] Caixa aberta, disco maduro em cima
Toda divisão de ASF se baseia em retirar os discos que contem as crias nascentes ( discos maduros ) e montar uma nova caixa, onde as campeiras serão pegas de uma outra caixa.

Muito simples isso não é mesmo !

Pois é, mas tem algumas observações que devem ser seguidas para que se tenha sucesso em qualquer divisão de ASF ( Abelha Sem Ferrão).

Vejam na figura-1, os discos maduros estão praticamente grudados no plástico ( o plástico serve para que as abelhas não grudem a cera na tampa, e se isso acontecer, ao retirar a tampa, pode danificar os discos ).

[Figura-2] Discos maduros
 Ou seja, dessa forma, com os discos maduros ( discos maduros são aqueles que tem a cor clara ) em cima, basta retirar o invólucro, e retirar todos os discos, pois logo em baixo vai estar os discos que contem as crias novas, é onde a rainha vai estar fazendo a postura, para dar continuidade no crescimento do enxame.







[Figura-3] Discos com crias novas ( postura )

Vejam na figura-2, os discos maduros já com o invólucro retirado está bem aparente e pronto para ser removido e levado para uma caixa vazia e montar um novo enxame.

Pois bem, quando retiramos os discos maduros que estavam em cima, vejam como ficou o ninho (figura-3), em baixo estão os discos com crias novas ( são os discos de cor mais escura ).
Intáctos, sem estresse para as abelhas e a rainha vai estar segura. Muito facil isso.

Ou seja, se os discos maduros estiver em baixo e os discos com crias novas em cima, e se você mesmo assim tentasse fazer a divisão, teria que retirar todo o ninho pra fora da caixa para ter acesso aos discos maduros que estariam lá embaixo.




[Figura-4] Discos maduros dentro da caixa
E os transtornos seriam enormes, pois teria que remexer muito no ninho pra retira-lo e isso acarretaria rompimento de potes de pólen, de mel, e muito estresse para as abelhas, sem contar que a abelha rainha pode até cair no chão, se você não tomar cuidado, pois ela vai estar entre as lamelas de cera ( invólucro ) e no momento da retirada, ela pode cair no chão sem você ver.

Viu só quanto risco a gente corre por conta de fazer uma divisão quando os discos maduros estão embaixo do ninho, pois é amigão.

[Figura-5] Caixa montada com os discos

Nas figuras 4 e 5 podemos ver os discos maduros já alojados dentro da caixa.

Nessa divisão eu não usei a cera alveolada, pois no momento estava sem, mas o correto é cobrir os discos com a cera.  Pode ser a cera de outras caixas também, sem problemas.

RESUMINDO:
Quando for fazer a divisão, abra a caixa e veja se os discos maduros estão em cima, se não, anotar a data da vistoria e depois de 15 dias voltar e olhar novamente.

ATENÇÃO:
 No momento da abertura da caixa, tem que ser avaliado como estão os discos que estão em cima, pois a rainha ainda pode estar lá fazendo postura, então o tempo de espera tem que ser maior.

Seguindo essas orientações, pode ter certeza de que você terá sucesso em todas as divisões.

28 comentários:

  1. Ola esses discos maduros tem que ter uma railheira ou so os disco de cria dão uma nova rainha para formar uma nova colonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jose;
      No caso das mandaçaias, elas pertence a familia meliponineos, portanto não tem realeiras, basta ter discos com celulas maduras, donde uma delas vai se tornar rainha.
      Abração

      Excluir
  2. ola boa tarde. no caso, a caixa mae (doadora) vai para um novo local, e a caixa nova, que recebeu o disco de cria maduro, fica no local que estava a caixa mae para receber as campeiras que ali estavam e ajudar no desenvolvimento do enxame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo.

      Isso mesmo, certinho o seu raciocionio.
      Abração

      Excluir
  3. Fiz uma divisão faz uma semana, e já estão com potes de mel e os discos já estão todos cobertos, vai ser uma divisão bem sucedida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elesier;
      Sim, essa divisão foi bem sucedida. Mas da uma forcinha pra elas com alimentação.
      Abçs

      Excluir
  4. Fiz uma divisão com dois disco de cria da mandacaia, elas estão com uma boa quantidade de potes mel porém o problema é que não nasceu princesa ainda o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pablo !
      Aqui na região sudeste, estamos fora da epoca de fazer divisões, isso só acontece na primavera e verão. Não estando dentro dessas estações, a princesa não vai ser fecundada por falta de zangões.
      Abçs

      Excluir
  5. Olá. Tenho 4 enxames de mandaçaia. Na primavero quero multiplicá-los. Qual a melhor maneira para multiplicar sem ter problemas de consanguinidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lemos.
      Isso mesmo, PRIMAVERA é a epoca ideal para iniciarmos as divisões.
      Como voce já possui 4 enxames, no momento da divisão, retire discos maduros de uma caixa forte e campeiras de outra caixa. Dessa forma ocorrerá a mistura das especies.
      Abraçõs e sucesso !!!

      Excluir
  6. Olá, posso fazer a divisão pegando um pouco de cera da caixa mãe? Porque não tenho a cera do jeito que mostrou no vídeo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo;

    Sim, pode pegar sim, a cera da cx mae e levar para a cx filha.
    Abçs

    ResponderExcluir
  8. Essa forcinha com alimentação q vc sugere, de que consiste? E esse copinho com palitos na foto 4, já vi em outros pesuisas tb, o que é? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      A alimentação ajuda no fortalecimento e recuperação do enxame, principalmente no momento de um a divisão.
      A alimentação consta de:
      50% açucar cristar + 50% agua potavel
      Abçs

      Excluir
  9. Ola .cuantas veces numa temporada da para fazer diviçao em mandaçaia? E em manduri?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo.
      Se o enxame estiver forte, super populoso, dá pra fazer até 3 divisões por ano, mas voce tem que ter outros enxames da mesma especie para ajudar durante o processo de fortalecimeto.
      Abçs

      Excluir
  10. gostaria de saber , se no momento que retiro os quatros discos de crias, a rainha faz mais quatro discos novos, e assim suicessivamente. e se não fizer a divisão essas abelhas ficam todas na colmeia, ou vão embora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Adjair.
      Quando vc retira os discos maduros da caixa mãe, automaticamente o enxame vai fazer novos discos. É assim, os discos maduros vão nascendo abelhas e a rainha vai fazendo postura, é um ciclo.
      Quando vc colocar os discos maduros na caixa nova, as abelhas que foram doadas, vão permanecer lá, e vão eleger uma abelha nova pra ser rainha da colmeia
      Abçs

      Excluir
  11. nilson dias É possível pegar uma princesa de outro enxame e anexa-lo numa divisão recente digamos de quatro a dez dias que ainda não tem princesa somente para acelerar o desenvolvimento do enxame

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo.
      Sim, seu raciocionio esta correto.
      Pode fazer que vai dar certo.
      Abçs

      Excluir
  12. Bom dia. Tenho apenas um enxame de mqq, sei que a divisao recomendada eh a 2x1, mas no meu caso posso e como devo fazer esta diviasao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo.
      Sim, é possivel fazer a divisão usando somente um enxame de mandaçaia ( recomenda-se que o enxame esteja forte ).
      Basta retirar os discos ( 2 ou 3 discos) maduros do enxame e colocar na caixa nova, cubra os discos com cera, isso vai ajudar no desenvolvimento do enxame novo. Depois coloca a caixa nova no lugar da caixa antiga e leva a caixa antiga para um outro local, isso é para fazer com que as campeiras entrem na caixa nova e ajudem na formação do novo enxame.
      Abçs

      Excluir
  13. Bom dia Lúcio
    Gostaria da sua ajuda pois fiz minha primeira divisão de mandaçaia 2x1 mas c enxame forte 3 discos cerca de 300 células c 4 dias tudo organizado e 8 dias o ninho todo tomado vários potes de mel e pólen e ontem com 12 duas e qd pensava e por mais um andar abri o evolução e o surpresa nenhuma postura e nem rainha, ainda devo esperar, o que posso fazer ?
    Grato
    Abç Gláucio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glaucio.
      Geralmente a época ideal para se fazer divisões de qualquer especie de ASF, é entre agosto até dezembro, pois a quantidade de zangões é maior, fora desse periodo, a divisão pode não vingar, devido a pequena percentagem de zangões disponivel.
      No seu caso, como a divisão já foi feita, procura fornecer campeiras para a divisão.
      Boa sorte e muito sucesso pra você.

      Excluir
  14. Fiz uma divisão de mandaçaia e não usei campeiras de outra caixa e sim da caixa mãe, fiz certo? Percebi que a caixa mãe já se recuperou, fazem uns 4 meses, posso fazer outra divisão? A caixa mãe está com muitas campeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio;

      Fazer uma divisão agora é muito arriscado, pois a quantidade de zangões disponivel é bem baixa, e a probabilidade da divisão não vingar é grande.
      Aconselho esperar a proxima primavera e fazer a divisão.
      Grande abraço e muito sucesso pra você.

      Excluir
  15. Olá me chamo Ivan
    Eu adquiri um enxame de mandaçaia mqq a dois meses atrás, no mesmo dia eu fiz uma divisão que por sinal deu certo, nota-se que já tem postura.
    Minha dúvida é o seguinte na caixa em que ficou a rainha do primeiro enxame percebe-se que o enxame já se recuperou, quando poderei fazer uma nova divisão utilizando o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivan !!!
      A caixa mãe poderá ser dividida em até 3 vezes no periodo da primavera e verão. Mas pra isso voce tem que começar a primeira divisão em agosto ( final ).
      Abçs

      Excluir

Deixe sua mensagem.