Menu

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Divisão de Mandaçaia: breve acompanhamento ( evolução )

[Figura-1] Discos de cria de Mandaçaia
Na foto ao lado ( figura-1 ) vemos uma divisão que ocorreu em 20/11/2013, essa caixa recebeu 3 discos maduros de Mandaçaia, os quais foram acomodados conforme vocês podem observar.

Os potes vazios foram estrategicamente colocados justamente para ajudar na formação do enxame, ou seja, quando as campeiras estiverem retornando do campo, elas vão precisar de potes vazios para depositar o pólen coletado, caso contrario, não encontrando esses potes vazios, elas simplesmente descartam o pólen no fundo da caixa e a consequência disso é a fermentação e o cheiro irá atrair os famosos forídeos que vocês tanto gostam.

[Figura-2] Caixa equipada com alimentador
Na figura-2, podemos ver que a caixa já está equipada com o pote para alimentação das abelhas filhotes que irão nascer e também das operárias.

Os pauzinhos dentro do pote de alimento serve para as abelhas não se afogarem.  Os discos de cria ficaram dessa forma, não totalmente cobertos por cera alveolada, pois usei uma cera mais fina, isso facilita muito para as abelhas trabalharem na envoltura ( proteção ) dos discos.


[Figura-3] Enxame bem desenvolvido

Depois de decorrido aproximadamente 2 meses e 10 dias, o resultado da divisão pode ser visto na figura-3.

Vejam como o enxame progrediu, já fizeram até potes de mel, inclusive elas usaram alguns daqueles potes que eu coloquei no início da divisão, alguns elas desmancharam para cobrir os discos e outros é o que vocês estão vendo: usaram para colocar mel. BELEZA !!!





Grande abraço e muito sucesso pra vocês.



3 comentários:

  1. Ótimo blog amigo, sou iniciante e tenho uma caixa de mandaguari.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. amigo, qual modelo de caixa é esse que você está usando? muito legala evolução da divisão, parabéénss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel;
      A caixa que aparece no blog é uma derivação do modelo PNN, com algumas modificações ( simplificação ).
      Abçs

      Excluir

Deixe sua mensagem.