Menu

domingo, 27 de outubro de 2013

Preparando a caixa INPA para uma divisão

[Figura-1] Melgueira com potes vazios
Por que não dar uma ajuda no processo inicial de uma divisão de ASF !!!

É isso mesmo:
precisamos dar uma atenção no início e durante uma divisão, até que o enxame esteja estabelecido e com rainha produzindo.

Toda vez em que realizamos uma divisão ( no caso da Mandaçaia ), colocamos um disco de cria maduro em uma caixa nova e fornecemos campeiras de uma outra caixa e em seguida vamos fornecendo alimento artificial ( metade água e outra metada açucar cristal ).

[Figura-2] Módulos extensores com os potes
Todos sabemos que quando as campeiras estão retornando para as caixas, elas estão trazendo ou pólen, ou outro material necessário para o crescimento da colonia.

Pois bem, ao retornarem para as caixas, as campeiras procuram por potes vazios para colocar o material que elas coletaram na natureza ( pólen, nectar, ceivas ), e não encontrando, elas simplesmente descartam esse material e eles caem no fundo da caixa, e se for pólen, estes acabam fermentando e o cheiro azedo vai atrair os forideos e aí as coisas começam a se complicar.

[figura-3] Módulos extensores com potes
Para amenizar e ajudar as abelhas nesse processo inicial ( divisão ), é sempre bom fornecer ceras para que elas possam construir potes para coletar mel e polem.

Se fornecermos essa cera já no formato de potes, vai ajudar muito mais, e de forma mais rápida. 

Vejam nas figuras-1,2  e 3, tanto a melgueira quanto os módulos extensores, foram montados com os potes vazios, potes estes que as abelhas vão utilizar para armazenar o pólen ou mel.


[Figura-4] Ninho com alguns potes vazios
Na parte do ninho, usa-se colocar alguns potes vazios também.  Se as abelhas não o utilizarem para armazenar pólen, elas desmancham e usam para construir células de cria.

Enfim, a cera é sempre bem vinda no mundo das abelhas, pode ter certeza de que se você colocar um pedaço de cera dentro da caixa, rapidamente ele será consumido por elas.

Portanto, vamos ajuda-las, pois na hora de tirar o mel delas ninguém pergunta se podemos tirar ou não, simplesmente tiramos ( roubamos o mel delas ).  Muito justo essa ajuda, um ajudando o outro  ==>  Homem e Abelha.


Grande abraço e muito sucesso pra vocês.



9 comentários:

  1. espetacular essas caixas, os potes de alimento também, parabens!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano, tudo bem? Você poderia me explicar como fica a divisão na caixa inpa? O sobreninho de um enxame forte (caixa-mãe) passa a ser o ninho da caixa-filha, é isto? Então teria que estar furado já? Aí transfiro uma melgueira para a caixa-filha e mantenho a outra na caixa-mãe, certo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo;
      Isso mesmo, procedimento correto.
      Quando retiramos um modulo contendo discos maduros, colocamos em cima do modulo ninho, pois esse modulo ninho tem a entrada para as abelhas, não sendo necessario furar o modulo sobreninho.
      Abçs

      Excluir
    2. Certo, muito obrigado! Mas aí não tem risco dela não continuar os discos de cria na parte de baixo (ninho) e começar a fazer potes de mel no ninho?
      Att.

      Excluir
    3. Olá Leandro;
      Não se preocupe. as abelhas fazem os discos até atingir a parte do fundo da melgueira, depois comecçam tudo de novo lá de baixo, no modulo ninho que estava vazio.
      Abçs

      Excluir
  3. Você poderia me explicar como faço os potes de cera para colocar nas caixas por favor.

    grato

    Juarez Padovan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juarez.
      Para fazer os potes de cera faça o seguinte:
      1) luva de borracha, corta os dedos da luva
      2) encaixe o dedo da luva em uma seringa
      3) encha a seringa com agua gelada
      4) mergulhe o dedo de borracha dentro da cera derretida
      5) depois mergulhe o dedo de borracha dentro de um recipiente com agua gelada.
      6) puxe a pnta da cera para fora ( do dedo de borracha)
      pronto

      Excluir
    2. obrigado pela informação, ja vou começar a produzir os potes

      Excluir

Deixe sua mensagem.