[Figura-1] Melgueira com potes vazios |
É isso mesmo:
precisamos dar uma atenção no início e durante uma divisão, até que o enxame esteja estabelecido e com rainha produzindo.
Toda vez em que realizamos uma divisão ( no caso da Mandaçaia ), colocamos um disco de cria maduro em uma caixa nova e fornecemos campeiras de uma outra caixa e em seguida vamos fornecendo alimento artificial ( metade água e outra metada açucar cristal ).
[Figura-2] Módulos extensores com os potes |
Pois bem, ao retornarem para as caixas, as campeiras procuram por potes vazios para colocar o material que elas coletaram na natureza ( pólen, nectar, ceivas ), e não encontrando, elas simplesmente descartam esse material e eles caem no fundo da caixa, e se for pólen, estes acabam fermentando e o cheiro azedo vai atrair os forideos e aí as coisas começam a se complicar.
[figura-3] Módulos extensores com potes |
Se fornecermos essa cera já no formato de potes, vai ajudar muito mais, e de forma mais rápida.
Vejam nas figuras-1,2 e 3, tanto a melgueira quanto os módulos extensores, foram montados com os potes vazios, potes estes que as abelhas vão utilizar para armazenar o pólen ou mel.
[Figura-4] Ninho com alguns potes vazios |
Enfim, a cera é sempre bem vinda no mundo das abelhas, pode ter certeza de que se você colocar um pedaço de cera dentro da caixa, rapidamente ele será consumido por elas.
Portanto, vamos ajuda-las, pois na hora de tirar o mel delas ninguém pergunta se podemos tirar ou não, simplesmente tiramos ( roubamos o mel delas ). Muito justo essa ajuda, um ajudando o outro ==> Homem e Abelha.
Grande abraço e muito sucesso pra vocês.
espetacular essas caixas, os potes de alimento também, parabens!
ResponderExcluirOi Luciano, tudo bem? Você poderia me explicar como fica a divisão na caixa inpa? O sobreninho de um enxame forte (caixa-mãe) passa a ser o ninho da caixa-filha, é isto? Então teria que estar furado já? Aí transfiro uma melgueira para a caixa-filha e mantenho a outra na caixa-mãe, certo?
ResponderExcluirObrigado
Ola amigo;
ExcluirIsso mesmo, procedimento correto.
Quando retiramos um modulo contendo discos maduros, colocamos em cima do modulo ninho, pois esse modulo ninho tem a entrada para as abelhas, não sendo necessario furar o modulo sobreninho.
Abçs
Certo, muito obrigado! Mas aí não tem risco dela não continuar os discos de cria na parte de baixo (ninho) e começar a fazer potes de mel no ninho?
ExcluirAtt.
Olá Leandro;
ExcluirNão se preocupe. as abelhas fazem os discos até atingir a parte do fundo da melgueira, depois comecçam tudo de novo lá de baixo, no modulo ninho que estava vazio.
Abçs
Você poderia me explicar como faço os potes de cera para colocar nas caixas por favor.
ResponderExcluirgrato
Juarez Padovan
Olá Juarez.
ExcluirPara fazer os potes de cera faça o seguinte:
1) luva de borracha, corta os dedos da luva
2) encaixe o dedo da luva em uma seringa
3) encha a seringa com agua gelada
4) mergulhe o dedo de borracha dentro da cera derretida
5) depois mergulhe o dedo de borracha dentro de um recipiente com agua gelada.
6) puxe a pnta da cera para fora ( do dedo de borracha)
pronto
obrigado pela informação, ja vou começar a produzir os potes
ExcluirValeu amigo.
ExcluirBoa sorte.