ola

Menu

domingo, 2 de setembro de 2012

Suporte inteligente para caixas de ASF

(Figura-1) Suporte para caixas racionais
Hoje vou comentar um pouco sobre o suporte para caixas racionais para ASF ( Abelhas Sem Ferrão ).

Uma das primeiras coisas que fazemos antes de iniciar uma divisão, é já ter escolhido o local para onde a nova caixa vai ficar, não adianta de nada se você não tiver um local predefinido, vai ficar com a caixa nas mãos, dizendo: e agora...... complicou né !!!
As abelhas não toleram indecisões, temos que ser práticos e rápidos quando lidamos com elas.

Bom, o local já foi escolhido e agora  passamos para o passo seguinte que é o suporte para a caixa. Muitas vezes improvisamos suportes que não atendem as especificações de segurança e as dores de cabeça começam a aparecer com o passar do tempo ( ataques de ininigos naturais ).

(Figura-2) Detalhes do suporte
Na figura-1 podemos ver um suporte muito prático e funcional que vai atender a esses requisitos.

Esse suporte foi um presente de um amigo meu, o qual fabrica para atender sua demanda. O contado dele está logo abaixo.

Esse suporte não apresenta o problema de empodrecimento da madeira, pois ele é confeccionado com massa de concreto envolvido por um cano pvc. O cano pvc possui um suporte ( proprio corpo do cano, observar a figura-2) para colocar oleo queimado ou outro produto para afastar as formigas.

(Figura-3) Detalhes da segunda proteção


 Logo acima do tubo de pvc ( figura-3 ) temos outra proteção que é uma especie de copo, parte de uma garrafa pet, caso algum inimigo consiga quebrar a primeira barreira ( oleo queimado ), será barrado por essa segunda proteção.

Outro detalhe é o encaixe do suporte à base da madeira ( figura-4 ) a qual é fixada por parafusos, permitindo dessa forma a retirada da base de madeira com facilidade, retirada essa para devidas manutenções, pintura, etc.

(Figura-4) Fixação da madeira ao cano
Um suporte como esse, estamos livres de muitos inimigos. Alguns suportes tipo braço que são fixados nas paredes, pelo fato de estarem na parede, acaba dificultando a construção da proteção.  Quanta coisa não é mesmo !!!
Mas são coisas importantes e que não vão nos desgastar com o tempo, e nossas ASF merecem, não adianta te-las por somente ter, temos que estar presente, observando, ajudando quando preciso e em troca elas nos agradecem com suas belezas, seu mel, sua contribuição com a polinização.  É uma ajuda mutua.

Maiores informações sobre esse suporte, peço a gentileza de contatar nosso amigo Eduardo. O contato dele é:
Eduardo Mabilia
Fone (019) 9150-0444
E-mail : eduardomabilia@ig.com.br

Grande abraço e muito sucesso pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.