ola

Menu

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Melgueira cheia... Mandaçaia produzindo !!!

( Foto-1 ) Melgueira de Mandaçaia ( caixa INPA )
Quando falamos de enxame em desenvolvimento, significa que temos que dar tempo ao tempo, o enxame não se desenvolve de uma hora para outra, requer tempo.  E nós Meliponicultores temos que ter paciência e esperar a natureza fazer a parte dela, e, também dar uma ajudazinha no desenvolvimento.

Na foto ao lado ( foto-1) temos o resultado da divisão realizada em 12/01/2012.  Hoje temos esse enxame forte que a cada dia vem crescendo e mostrando resultados fantásticos.  Podemos observar que a melgueira está repleta de mel.

( Foto-2 ) Entrada da Mandaçaia
( Foto-3 ) Caixa modelo INPA medida 15x15 interna
Estou aplicando uma alimentação artificial proteica e energética nesse enxame,  cuja alimentação contém uma mistura  que estimula  o desenvolvimento do enxame, essa mistura está em observação.  Foi notório a rapidez com que o enxame respondeu a alimentação.  Após a inclusão da alimentação, rapidamente a melgueira ficou  repleta de mel, que até então era muito lento.

Enfim, procuramos incluir alimentos e outros fatores que propiciem melhor comodidade as ASF ( Abelhas Sem Ferrão ), para que as mesmas se desenvolvam de forma eficiente e segura.
Quando você está trabalhando com o objetivo de fazer multiplicações de enxames, um dos fatores importantes é deixar o enxame matriz bem forte e estruturado para que chegando no momento da divisão ( inicio da Primavera ), a mesma possa ter sucesso para ambas as partes: enxame matriz e enxame filha.


Para se conseguir esse sucesso, antes da primavera, devemos ajudar os enxames ( matrizes ) a ficarem bem fortes e saudáveis, e isso se consegue com a inclusão da alimentação artificial reforçada.

Grande abraço e muito sucesso pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.