Menu

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Jatai no tronco do eucalipto:

Vejam só aonde a Jatai foi fazer sua colmeia !!!!

Em um tronco de eucalipto!!!

É isso mesmo, e a arvore está viva, apenas um nó ficou ressecado e provavelmente criou-se uma cavidade oca por dentro, dando assim oportunidade para a habilidosa jatai fazer o ninho.

Retirar: nem pensar.  Primeiro porque está em local protegido, não corre risco de ser destruida, pois o eucalipto está vivo, firme e forte. Segundo pelo fato de não destruirmos a natureza e sim preserva-la, o mesmo é valido para as ASF ( Abelha Sem Ferrão ).
 
Devemos sim interferir quando notamos que a colmeia corre algum tipo de risco, que pode destrui-la, então retiramos e removemos ela para uma caixa racional e transportamos para um local seguro, geralmente para um meliponario, onde receberá cuidados e atenção.

2 comentários:

  1. Olá Pivoto
    Por favor,gostaria de remover um enxame já formando colméia no conduite dentro da caixa de disjuntores na casa de meu vizinho. Ele disse que vai matá-las caso não consiga retirá-la. Peguei com um amigo uma isca contendo propolis e cera delas mas elas nem ligaram para ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      A caixa isca precisa ficar instalada, e quando a jatai precisar de um local para nidificar, vai entrar na caixa isca. Mas isso leva tempo. A época mais facil para capturar é entre os meses de Agosto até Janeiro.

      Excluir

Deixe sua mensagem.