Menu

domingo, 15 de agosto de 2010

Colmeia de Irai.

Esta é uma colmeia de abelha Irai, está no inicio de sua formação, ainda é um enxame pequeno. Esta especie de abelha, também sem ferrão, gosta de fazer muita cera.  São mais doceis do que as Jatais, não beliscam e nem grudam no corpo da pessoa que está trabalhando com ela.  Contudo seu vôo é um pouco deselegante.

Os discos são formados em elicoidal, a cera que fica nas lateriais do ninho são ressecadas e quebradiças.  a entrada é feita com cera de cor amarronzada.

A Irai também é conhecida como Jatai Preta, sua familia costuma ser bem volumosa.  A nova rainha também se desenvolve em realeiras proprias, como acontece na Jatai, e no processo de multiplicação, tem-se que tomar o cuidado de separar um disco que contenha pelo menos uma realeira.  O mel e polem são armazenados em potes.

5 comentários:

  1. queria saber como capturar um enxame dessas abelhas

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo;
    A captura ocorre se você colocar caixa isca com restos de cera da propria abelha, no caso de Irai.
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. PORQUE QUE DEPOIS DA RETIRADA ALGUMAS SAEM DO NINHO (CAIXA ) PARA FORA PARA MORRER. EU RETIREI DUAS COLONIAS E AS DUAS SAIRAM ALGUMAS DELAS QUE NAO SABIA VOAR E MORRERAM. TEVE ALGUMAS QUE CONSEGUI DEVOLVER OUTRAS SAIAM NOVAMENTE.. VC SABIAM ME EXPLICAR ISSO?? SILVIO SKI..

    ResponderExcluir
  4. ola,achei um ninho dessas abelhas como faço para tirá-las de dentro da árvore sem danifica-la? tem alguma espécie de isca que atrai como no caso das jatais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos.
      Muito legal o fato de você estar dedicando tempo para as abelhas.
      Para tirar o enxame de dentro da arvore, vai depender do estado em que se encontra a madeira, se tiver verde, fica dificil, podre já facilita.
      CAIXA ISCA:
      Procure colocar garrafas PET como isca, a chance de capturar é muito grande.
      Abçs

      Excluir

Deixe sua mensagem.