Menu

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Túnel de entrada com alimentador embutido

[Figura-1] Alimentador completo



Quando necessitamos alimentar um enxame, ou por causa de uma divisão recente, ou mesmo por falta de pasto apícola, sempre recorremos ao método que todos conhecemos:

"retirar a tampa da caixa para termos acesso a melgueira e colocar o alimento dentro de um recipiente que lá se encontra".






[Figura-2] Alimentador sem a garrafa pet




Outro procedimento é utilizar um sistema que nos propicie fazer isso sem ter a necessidade de retirar a tampa e expor o enxame ao frio ou a claridade do dia.

Esse sistema é o mostrado na figura-1, trata-se de um protetor de entrada que tem embutido um espaço para o alimentador, no caso, uma garrafinha pet de 200 ml.

Na figura-2 podemos ver um pouco mais dos detalhes dessa proteção com espaço para o alimentador.







[Figura-3] Furos interligados






Na figura-3 podemos ver que o túnel de proteção da entrada está interligando os furos da entrada da caixa com o local onde está a parte do alimentador. Ou seja, as abelhas não precisam sair de dentro da proteção para buscar o alimento.











[Figura-4] Semi furo para acoplar a garrafa pet



Para encaixar a garrafinha pet de 200 ml, foi feito um semi-furo de 30 mm, na figura-4 podemos ver esse detalhe.

Como a garrafinha vai ter um pequeno furo na tampa, o xarope vai ser sugado pelas abelhas, dessa forma evitamos que o xarope escorra para dentro do túnel.






[Figura-5] Tampão




Depois que realizamos a alimentação, caso queira retirar a garrafinha pet, podemos utilizar um tampão para fechar o local reservado para receber a garrafa, a figura-5 ilustra essa ideia.

Na figura-2 podemos ver que esse dispositivo tem um furo nas laterais, justamente para que possamos fixa-lo na caixa, fazendo com que o o túnel coincida com a entrada da caixa.

A proteção tem um comprimento de 18,5 cm, que pode ser utilizado em qualquer tipo de caixa, basta centralizar a entrada com o rasgo do túnel e depois parafusar.

Como esse tipo de alimentador fica na parte do ninho (primeiro módulo da caixa), facilita muito nas divisões.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.