[Figura-1] Caixa montada |
Como foi comentado na postagem anterior, a caixa modelo INPA 20 x 20 cm interno, que é ideal para criar a espécie de abelha borá, os módulos foram colocados um a um na caixa contendo o enxame de borá, para que eles fossem propolisados.
Depois que todos os módulos foram propolisados, a caixa foi montada por completo e servirá de isca para a próxima temporada de enxameamento, que ocorrerá entre agosto a dezembro desse ano.
Na figura-1 podemos ver a caixa isca montada com todos os módulos e também ja está no local predefinido, ou seja, próximo do enxame de borá.
[Figura-2] Módulos propolisados |
Na figura-2 podemos ver os outros módulos já propolisados pelas próprias abelhas borás.
Essa técnica é utilizada para que possamos ter sucesso em uma captura ou transferência, pois a espécie de abelha borá é muito exigente no quesito aceitação de uma nova caixa, muitas vezes colocamos um enxame dentro de uma caixa, mas elas vão embora com o passar do tempo.
[Figura-3] Caixa pronta |
Na figura-3 podemos ver novamente a caixa preparada, ou seja com ninho e dois sobreninhos. A melgueira foi retirada nesse primeiro momento, depois do enxameamento será fornecida para o enxame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem.