Menu

domingo, 1 de julho de 2018

Abelha Borá - caixa isca pronta

[Figura-1] Caixa montada


Como foi comentado na postagem anterior, a caixa modelo INPA 20 x 20 cm interno, que é ideal para criar a espécie de abelha borá, os módulos foram colocados um a um na caixa contendo o enxame de borá, para que eles fossem propolisados.

Depois que todos os módulos foram propolisados, a caixa foi montada por completo e servirá de isca para a próxima temporada de enxameamento, que ocorrerá entre agosto a dezembro desse ano.

Na figura-1 podemos ver a caixa isca montada com todos os módulos e também ja está no local predefinido, ou seja, próximo do enxame de borá.






[Figura-2] Módulos propolisados






Na figura-2 podemos ver os outros módulos já propolisados pelas próprias abelhas borás.

Essa técnica é utilizada para que possamos ter sucesso em uma captura ou transferência, pois a espécie de abelha borá é muito exigente no quesito aceitação de uma nova caixa, muitas vezes colocamos um enxame dentro de uma caixa, mas elas vão embora com o passar do tempo.







[Figura-3] Caixa pronta





Na figura-3 podemos ver novamente a caixa preparada, ou seja com ninho e dois sobreninhos. A melgueira foi retirada nesse primeiro momento, depois do enxameamento será fornecida para o enxame.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.