[Figura-1] Discos maduros |
Qualquer divisão de ASF ( Abelha Sem ferrão ), fica facil quando usamos modelos de caixas padronizadas, no caso o modelo INPA, que foi utilizado nessa divisão.
Basta retirar um módulo contendo discos maduros ( figura-1 ) e colocar em uma caixa nova, de igual modelo.
PRONTO....está feito a divisão....simples, muito simples, seguro e rápido.
[Figura-2] Módulo já encaixado na caixa |
Uma das muitas vantagens de caixa modular, é que junto com os discos já vem alguns potes de polem e mel ( aqueles que ficam nas laterais dos discos - figura-2 ).
Isso ajuda as operárias, pois quando elas retornam do campo, trazendo polem ou nectar, elas já tem os potes prontos para armazenamento.
Quando isso não ocorre ( ausencia de potes ), as operarias sem opção, simplesmente descartam os grãos de polem dentro da caixa, e isso vai atrair os forideos.
A figura-1 ilustra os discos maduros, lembrando que discos maduros, são aqueles em que as celulas de cria estão brancas ( cor bem clara ), já prontas pra nascer.
Como essa espécie ( uruçu ) pertence a familia dos meliponineos, ela não produz realeiras, sendo assim, as operarias vão eleger uma abelha recem nascida a rainha.
[Figura-3] Facilidade de manuseio |
Lembrando que nessa fase inicial da divisão, temos que ficar acompanhando a evolução do novo enxame, fornecendo alimento quando necessário, fornecer cera e verificar se a quantdade de operarias está dentro do recomendado.
Que maravilha,meu amigo Lúcio !!
ResponderExcluirÉ isso aí:Simples e eficiente..Não existe a necessidade de se "inventar" nada...
Abraços.
PAulo Romero.
Meliponário Braz.
Valeu amigo Paulo.
ExcluirAbçs