ola

Menu

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Está chegando a temporada de fazer divisões das ASF ( Abelhas Sem ferrão )


[Figura-1] Caixas prontas




Estamos nos aproximando da temporada de realizar divisões das ASF (Abelhas Sem ferrão) e pra que isso aconteça, vamos precisar das famosas caixas racionais.

Cada criador tem preferencia por uma determinada caixa, já outro por outro modelo, enfim, cada um procura usar o modelo de caixa que melhor lhe proporcione comodidade durante o manuseio das ASF.








[Figura-2] Modelos de caixas




Existem no mercado, diversos modelos de caixas racionais para atender os diversos gostos, sempre é bom lembrar que dependendo da atividade em que o criador vá desenvolver, se é fazer multiplicação de enxames, coletar mel, ou apenas "curtir" as abelhas, existem caixas apropriadas para cada segmento.











[Figura-3] Modelo INPA e PNN





A grande vantagem de se criar ASF em caixas racionais, é que elas são padronizadas, ou seja, facilita na hora de fazer uma divisão, basta apenas retirar um dos modulos que contenha discos maduros e montar um novo enxame em outra caixa que tenha as mesmas dimensões ( padronizadas ).









[Figura-4] Modelo INPA




As abelhas vão nos agradecer quando propiciarmos para elas uma caixa confortavel, bem projetada e com uma madeira que seja boa para ela formar seu ninho lá dentro.

Lembrando que uma madeira mais porosa é o ideal, a qual ajuda no quesito regulagem da temperatura interna e umidade.









[Figura-5] Modelo PNN




Uma caixa racional bem diversificada, é o modelo INPA 15x15 cm interno.

Esse modelo serve para criar:
  • mandaçaias
  • irais
  • jatais
  • mandaguaris






[figura-6] Proteção na entrada





Um dispositivo muito interessante é a proteção na entrada da caixa, conforme podemos ver na figura-6, esse dispositivo ajuda na proteção contra a claridade, contra vento e contra inimigos naturais.

Esse dispositivo ( proteção ) é indispensavel durante uma divisão, onde o enxame novo está fraco e confuso, devido o estresse da divisão, e então fica vulnerável aos ataques dos possiveis inimigos (forideo, por exemplo, ninguém gosta dele, nem eu e nem as abelhas).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.