[Foto-1 Enxame jatai |
Eu uso essa caixa de forma simplificada, é um modelo de facil construção e que agrega muito no quesito praticidade de manuseio ( divisão ou inspeção ).
Podemos visualizar esse modelo de caixa na foto-1, onde o enxame de jatai já está devidamente instalado e acondicionado dentro desse modelo e com uma proteção para sol e chuva, o famoso telhadinho.
Existem muitos outros modelos de caixa para se criar jatai, cada uma com sua particularidade, e cada criador tem uma preferencia por uma determindada caixa.
[Figura-2] Caixa modelo PNN |
Dependendo da atividade em que o criador ( Meliponicultor ) pretende executar, se é produzir enxames para multiplicação ou simplesmente produzir mel, então os modelos de caixa que ele vai usar tem que ser avaliado.
Sempre gostei de dar espaço para as abelhas desenvolverem seu ninho, e para isso utilizo o modelo PNN.
Esse modelo facilita no processo de inspeção, alimentação e futuras divisões ( embora a jatai é capturada com muita facilidade em caixas iscas, dispensando dessa forma o método mutliplicação ).
[Figura-3] Melgueira jatai |
Na figura-3 podemos visualizar a melgueira de jatai em uma caixa modelo PNN simplificada.
[Figura-4] Melgueira Jatai |
Ninho de jatai dentro de uma caixa modelo PNN simplificada ( figura-4).
Facilidade de trato ( alimentação ) e inspeção visual do ninho e dos potes de mel e polén.
Espaço para as abelhas desenvolverem o ninho e produção de mel e polén.
Facilidade na construção.
[Figura-5] Jatai em caixa INPA |
As caixas são construidas com madeiras de 2,5 cm de espessura, o que é suficiente para manter uma temperatura interna de forma adequada.
Existem estudos comprovando que a espessura de 2,5 cm tem o mesmo efeito controldador de temperatura que uma caixa com espessura de 3 cm ou mais.
[Figura-6] Caixa com proteção na entrada |
Vale ressaltar que é sempre bom fornecer uma proteção na entrada das caixas, como podemos ver na figura-6.
Esse dispositivo evita que o vento entre diretamente na caixa, e também ajuda as abelhas a se protegerem contra possiveis inimigos que queiram perturbar o ninho, pelo fato fo mesmo ser construido em forma de tunel.
Enfim, precisamos fornecer caixas confortaveis para as abelhas desenvolverem o ninho e ao mesmo tempo que sejam praticas para nossa atividade de meliponicultura.
Para visualizar esse modelo de caixa e suas respectivas medidas, clique aqui.
Lá voces poderão ver as medidas da caixa.
Grande abraço e muito sucesso pra vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem.