ola

Menu

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

CERA MISTA - Importante no desenvolvimento de enxames.

[Figura-1]
Como todos sabemos, a cera é primordial na vida das abelhas, principalmente quando o enxame está na fase inicial de desenvolvimento.

Uma das formas de ajudarmos os enxames nesse sentido, é fornecer cera.

Muitas vezes a cera de APIS não é muito aceito pelas ASF ( Abelhas Sem Ferrão ), sendo assim criamos uma especie de cera mista.




[Figura-2]





A cera mista é um mistura de cera de APIS com cera de ASF. A cera de ASF pode ser de várias especies.

E essas ceras são derretidas em um recipiente e depois de fria, podem ter variadas formas, que vai depender do recipiente utilizado, no meu caso utilizei uma vasilha que tem a forma arredondada ( figura-2).










[Figura-3]





Depois da cera pronta ( cera mista ), podemos servir para as abelhas em forma de pedaços, geralmente utilizo uma espatula (figura-3) e retiro finas fatias dessa cera e sirvo para o enxame.









[Figura-4]


Na figura-4 temos a cera já em fatias bem finas prontas para serem servidas para qualquer espécie de abelhas.  a vantagem de utilizar a cera mista, é que são bem aceitas pelas ASF.

Podem ter certeza, fornecendo cera, o seu enxame vai se desenvolver muito rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.