ola

Menu

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Alecrim do Campo ( ou vassourinha do campo )

[Figura-1] Alecrim do campo
Nome cientifico: Baccharis dracunculifolia DC

Caracteristicas
Planta daninha mais conhecida pelo nome “alecrim-do-campo”, dióica com as inflorescências masculinas e femininas. É um arbusto perene que pode atingir até 3 m de altura e cresce espontaneamente em áreas de pastagens (por isso é também considerada planta invasora) no Estado de São Paulo e em todo o Brasil. 


Baseados em estudos sobre a própolis verde, os cientistas observaram que muito do potencial dessa substância vem de uma planta que até então era conhecida somente por limpar as cinzas de fogão a lenha e sujar o pasto. Mais do que isso, o alecrim-do-campo serve também de matéria-prima para as abelhas produzirem a própolis verde - assim denominada pelo excesso de clorofila - que é tão cobiçada pelo mercado internacional, sobretudo o japonês, por conter propriedades antiinflamatórias, antimicrobianas, antioxidante e antitumoral.


[Figura-2] Produz muito propolis verde



 Sua resina é coletada e processada por abelhas, especialmente abelhas da espécie Scaptotrigona conflita, que produzem a conhecida própolis verde, assim denominada pelo excesso de clorofila - que é tão cobiçada pelo mercado internacional, sobretudo o japonês, por conter propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antioxidante e antitumoral. Quase não existem substâncias naturais descobertas recentemente que se tornaram populares e foco de pesquisa científica do que a própolis verde e a vermelha. 












[Figura-3] Muito visitada por abelhas
 
Uso popular e medicinal
Amplamente utilizada na medicina caseira com a infusão das folhas para problemas hepáticos, disfunção estomacal e como anti-inflamatório. Seus componentes químicos estão sendo estudados para combate ao câncer. Alguns estudos indicam que a planta tem potencial como fitoterápico para tratamento de úlcera gástrica.


Especies abelhas que visitam:
Tenho observado várias especies, dentre elas:
. jatai
. mirim
. irai  
. apis
. ( muitas outras, não identificadas ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.