[Foto-1] Caixa Uruçu Verdadeira |
Isso mesmo. As abelhas conseguem controlar tanto a umidade interna quanto a ventilação usando esse processo de vedação.
Vejam na figura-1, podemos notar que as abelhas produzem esse geoprópolis com o intuito de vedar ( lacrar ) a tampa junto à caixa, e, ao mesmo tempo deixando micro poros para que o ar possa fluir livremente.
[Figura-2] Geoprópolis |
E é dessa forma que as abelhas conseguem manter a temperatura e a umidade dentro das condições de uso no seu dia a dia.
Quantas vezes a gente nota umidade no fundo da tampa e nas melgueiras ao abrir a caixa.
Isso acontece porque a ventilação não estava acontecendo, e o vapor ficava preso, acabava condensando e formando gotinhas que respingavam dentro da melgueira.
Uma das formas de controlar isso ( umidade ) é usar um pedaço de plástico preto com vários furos. Isso pode acarretar um inconveniente, pois as abelhas podem querer roer esse plástico para ter acesso à tampa e fazer a vedação com geoprópolis, nesse sentido, o plástico acaba atrapalhando o trabalho das abelhas.
[Figura-3] Geoprópolis na tampa da caixa |
Portanto é sempre bom ficar monitorando esse processo e tentar ajudar as abelhas.
Caso a caixa esteja com a tampa vedada com geoprópolis, preste atenção, pois ao retirar a tampa, esta deve voltar na mesma posição, para que os encaixes fiquem nas posições corretas, caso contrario a tampa não vai se encaixar corretamente.
Faça uma marcação na tampa e na caixa, para servir de guia na hora de voltar a tampa para a caixa.
Eu particularmente gosto desse método de vedação, pois as abelhas vão controlando o processo de ventição e umidade do jeito que elas precisam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem.