[Figura-1] Melgueira da Uruçu Amarela |
logo ficamos imaginando como é o mel delas, como elas armazenam o estoque de mel e pólen.
A maioria das pessoas conhecem as APIS ( abelhas com ferrão ) e o formato dos favos de mel, pois é, as abelhas sem ferrão o processo é bastante diferente, elas armazenam o mel ou pólen em potes confeccionados com cera, e muitas vezes o tamanho desses potes pode chegar ao tamanho de um ovo de galinha, isso quando o enxame está muito forte.
[Figura-2] Potes de mel |
Vejam como é o formato dos potes, as figuras 1 e 2 ilustra isso.
Os potes que estão fechados significa que o mel está maturado e pronto para ser colhido e consumido, enquanto que os outros que estão abertos ainda não estão prontos para o consumo, ou seja, eles estão abertos justamente para que a quantidade de água possa ser evaporada e quando as abelhas notam que já deu o ponto, elas simplesmente vedam esse pote.
[Figura-3] Potes de mel |
Bom, uma das formas é usar uma seringa com um caninho na ponta e ir sugando o mel pote por pote.
Outra forma é usar uma bombinha de vácuo, que também nada mais é do que sugar o mel pote pote, porém o processo é mais rápido.
Alguns gostam de furar todos os potes e depois virar a melgueira de cabeça para baixo e deixar o mel ficar escorrendo ( dura mais ou menos vinte minutos ) e depois devolve a melgueira para o lugar dela.
[Figura-4] Potes de mel da Uruçu Verdadeira |
Retiramos o mel dessa forma para que os potes fiquem preservados, ou seja, as abelhas vão utiliza-los novamente para armazenar outra remessa de mel.
Imaginem que vocês tiram o mel junto com a cera, e depois amassam a cera. Fazendo isso a melgueira vai ficar sem a cera e muito menos sem os potes.
Pronto, as abelhas vão gastar um tempão reconstruindo os potes ou fazendo tudo novamente. Se deixar os potes intactos, elas gastam menos energia e simplesmente vão estar colhendo néctar e transformando em mel, ou seja temos que poupar tempo delas e facilitar as coisas pra elas.
[Figura-5] Mais potes de mel da Uruçu Verdadeira |
Vejam nas figuras 4 e 5, os potes são da Uruçu Verdadeira, vejam como eles são grandes.
[Figura-6] Potes de mel da Uruçu Verdadeira |
Além do prazer de cria-las, ainda temos a oportunidade de desfrutar do delicioso mel que elas produzem.
Criar abelhas sem ferrão é mais do que um hobby: é uma paixão que a gente nasce com ela.
Grande abraço e muito sucesso pra vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem.