[Figura-1] Discos grudados na tampa da caixa |
1) discos maduros ( crias nascentes ) estarem na
parte superior do ninho;
2) discos verdes ( crias novas ) estarem na parte
superior do ninho.
Para ver a postagem desse tópico clique aqui.
Bom, todos sabemos que se os discos maduros estiverem na parte superior do ninho, a divisão será tranquila e sem transtornos.
[Figura-2] Discos maduros ( crias nascentes ) |
Vejam na figura-1, quando abri a tampa da caixa, os discos maduros estavam praticamente "grudados" na tampa, então foi uma divisão tranquila, rápida e segura.
Imaginem se os discos maduros estivessem na parte inferior do ninho e mesmo assim eu quisesse fazer a divisão, só me restaria uma única alternativa:
retirar todo o ninho pra fora da caixa e pegar os discos maduros e depois devolver o ninho de volta pra caixa.
Perceberam o transtorno que isso acarreta para as abelhas e os riscos que estamos correndo, pois leva mais tempo, podemos acidentalmente estourar algum pote de pólen ou mel dando chance dos forídeos atacarem.
Vejam na figura-2, como os discos maduros ( cor clara ) estavam na parte superior do ninho, bastou apenas desgrudar o invólucro ( invólucro é a cera macia que envolve os discos ) e retirar os discos, com a maior facilidade.
[Figura-3] Discos maduros |
Viu como fica fácil fazer uma divisão quando encontramos os discos maduros na parte superior do ninho !!!
Portanto se ao abrir a caixa e deparar com crias novas na parte superior, então espere alguns dias e abra a caixa novamente, que você vai encontrar esses mesmos discos mas na forma de maduros, basta dar tempo ao tempo.
Agora, se a pressa e outros fatores ( tempo bom, etc ) estiverem falando mais alto, então não tem outra saída, terá que correr o risco de fazer uma divisão rasgando todo o ninho a procura de discos maduros e depois arcar com as consequências.
Grande abraço e muito sucesso pra você.
Muito Legal Amigo ! Eu vou ganhar um enxame de Mandaçaia é bom que eu já vou vendo como dividir ela depois ! rsrs + sua postagem ficou bem legal ! E é bom que pelas fotos eu tenho uma ideia de como é o enxame de Mandaçaia !
ResponderExcluirBacana Sergio;
ResponderExcluirBoa sorte na divisão da sua Mandaçaia.
Lembre-se: cada divisão tem seus peculiares, ou seja, dependendo da posição em que se encontra o ninho pode ser fácil ou um pouco complexo.
Mas a prática com o tempo vai nos mostrando como driblar isso.
Grande abraço e muito sucesso pra você.
Olá boa tarde, comprei um enxame de mandaçaia, a caixa inpa tem 2 alças, agora é inicio de inverno sei que devo aguardar o verão, mas observando durante a alimentação, vi que o ninho já está chegando na tampa, então provavelmente tenho ninho e sobre-ninho cheio, como faço uma divisão de uma caixa de 2 alças?
ResponderExcluir