[ Figura-1 ] Caixa com enxame de Jatai |
Existe uma explicação porque elas fizeram o bico dessa forma:
Quando a caixa fica sob uma cobertura seja ela qual for e a mesma projeta sombra na caixa durante o dia, a Jatai ( principalmente ), procura uma forma de contornar essa sombra projetada no bico de entrada, então ela simplesmente redimensiona a proteção da entrada ( bico ) tentando contornar essa situação ( sombra ) e a mesma confecciona o bico seguindo a luz, no caso da caixa ( figura-1 ) como a luz está mais para baixo da caixa, então o bico ficará projetado para essa direção, ficando dependurado para alcançar a claridade.
Pronto, com o bico inclinado mais para a claridade da luz, a Jatai se sente mais confortavel em fazer seu vôo e aterrisagem durante a coleta de polem e nectar na natureza.
[ Figura-2 ] Bico com duas entradas |
Esse enxame está fortissimo, basta ver a cor da cera na ponta das duas entradas, tem uma cor rosada, indicativo de enxame saudavel e forte.
Bom, a outra entrada logo acima existe devido uma necessidade de escape rápido, mas com certeza a que está mais abaixo é a principal.
Essas fotos foram cedidas de um amigo meu, professor da Unesp, o qual também é um grande apreciador das ASF ( Abelhas Sem Ferrão ).
Caso queiram ver o projeto e fotos da caixa que está sendo utilizado nesse enxame, basta clicar nos link's abaixo:
É isso pessoal.
Grande abraço e muito sucesso pra vocês.
Uau!
ResponderExcluirespetacular,nunca vi igual
ResponderExcluirLegal ! Nas minhas bate bastante claridade sera que é por isso que elas tem o bico pequeno ?
ResponderExcluirOlá Sergio !!!
ExcluirSim, a claridade tem muito haver com e entrada das colmeias de Jatais, se estiver muito escuro, elas procuram desenvolver ( construir ) um bico mais longo de tal forma a chegar mais perto da claridade, agora, se já tem claridade, então o bico vai ficar pequeno.
Grande abraço e muito sucesso pra você.
Legal ! Nas minhas bate bastante claridade sera que é por isso que elas tem o bico pequeno ?
ResponderExcluir