ola

Menu

sábado, 13 de outubro de 2012

Cobertura para proteção das caixas de ASF

[Figura-1]   Cobertura de madeira
Uma das formas de cobertura para as  caixas de ASF é a cobertura individual, a qual proponho aqui nessa postagem.  Na figura-1 podemos ver uma cobertura individualizada em funcionamento.

Outra forma de proteger as caixas da chuva e sol intenso, é a cobertura coletiva, onde várias caixas são agrupadas sob um mesmo  telhado.  Cada caso é um caso, muitas vezes não dispondo de muito espaço para construir uma cobertura coletiva, partimos para a individual.

A forma e a construção da proteção ( telhado ) é bem simples, não requer muito conhecimento para construi-lo.
[Figura-2]   Detalhes da cobertura
O tamanho do telhado vai depender da largura da caixa, geralmente um telhado contendo as medidas de 50 cm de comprimento por 30 cm de largura com uma angulagem de 50º de abertura, já é o suficiente e pode ter certeza que que ficará um execelente telhado.

Na figura-2 podemos ver detalhes desse tipo de cobertura individual, a qual está sendo vista de baixo para cima, ele ( telhado ) simplesmente é colocado sobre a caixa.



[Figura-3]  Caixas com suas coberturas individualizadas
Após ter construido o telhado usando tábuas, para uma melhor durabilidade do mesmo, podemos pinta-lo da forma que melhor convier, usando verniz ou tinta a base de oleo. O objetivo da pitnura é simplesmente para proteger a madeira com o desgaste natural com decorrer do tempo e também proporcionar uma beleza para o ambiente onde as caixas estão instaladas.

Na figura-3 podemos ver algumas caixas de ASF protegidas com esse tipo de telhado.  O manuseio no dia a dia é muito prático, quando formos inspecionar o enxame, basta retirar o telhado e pronto, o acesso está disponivel.  Quanto às chuvas nas laterais da caixa, não traz problemas, uma vez que as mesmas já estão pintadas por fora.

É isso pessoal, quando praticamos Meliponicultura, fazemos com amor e carinho, proporcionando às nossas ASF confortos tanto na construção de caixas inteligentes e práticas bem como a proteção contra as ações externas: sol e chuva, usando os famosos telhadinhos.

Grande abraço e muito sucesso pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.