Menu

domingo, 20 de maio de 2012

Entrada da caixa para Irai

Enxame de Irai ( caixa com proteção para chuva e sol )
Toda caixa para ASF ( Abelha Sem Ferrão ), independente de seu modelo, precisa de uma entrada para que as abelhas possam ter livre acesso de entrar e sair.

Existem alguns métodos de construção para essas entradas que propiciam uma melhor proteção contra os invasores naturais.  Tomando como exemplo, para as caixas racionais para Jatai, eu construo a entrada em forma de "zigue-zague", ou seja, olhando pelo lado de fora da caixa, o furo não atravessa a tabua diretamente, ele entra e "corre" por dentro da tabua e depois sai do outro lado pela parte de dentro. Bom, isso é apenas uma maneira de confeccionar a entrada levando em conta "fator proteção", não querendo isso, basta fazer o furo direto e deixar que as proprias abelhas se preocupem com esse fator ( lembrando que uma ajudazinha é sempre bem  vinda ).

Vamos falar um pouco sobre a entrada para a caixa usada para alojar a abelha Irai.  Muito bem, vejam na fotografia logo acima, é uma caixa racional contendo um enxame de Irai. A Irai é muito docil, mansa, e acima de tudo, muito timida, basta você chegar bem proximo da entrada que elas se escondem.

Entrada da Irai ( abertura suficiente para flexibilização )
A Irai tem um vôo bastante "desengonçado", principalmente quando está entrando na caixa, se a entrada for muito estreita, elas ficam "trombando" com a madeira, ao contrario da Jatai que vem voando de forma elegante e suave, quando chega proximo do famoso "pito" simplesmente aterrisam graciosamente, sem atropelo.  Mas, não podemos dizer o mesmo para as Irais, elas vem voando e caem direto para dentro da caixa, ou seja, quem estiver de guarda na entrada vai receber uma "abelhada" na cara.

Para resolver esse desconforto e ajuda-las no processo de pouso, basta fazer a abertura da entrada um pouco maior, digamos uma abertura de aproximadamente 1,6 cm, como vocês podem ver na foto logo acima.

Com um furo mais aberto, a Irai poderá trabalhar a abertura conforme suas necessidades, ou seja, em dias mais quentes, elas abrem mais a entrada, para que as campeiras ao retornarem para a colmeia, tenham facilidade de aterrisagem, não correndo o risco de "atropelamento" com as colegas de guarda,  e, em dias mais frios ou na presença de inimigos, elas simplesmente estreitam a entrada usando a cera.

Muito simples isso não é mesmo !!!

Mas para chegarmos a essa conclusão, temos que entender o modo de vida e habitos dessa especie de abelha e proporcinar a elas mecanismos que facilitem suas vidas ( contrução de caixas ideais ).

Um detalhe interessante, vocês perceberam que nas fotos, a entrada não tem aquele bicão enorme !!!
Motivo de não ter o "bicão":
Simplesmente porque não existe sombra sobre a entrada, basta colocar o telhado mais para a frente, de tal forma que comece a projetar sombra sobre a entrada, logo elas vão contruir um "bicão" saindo mais para fora da sombra do telhado.

Grande abraço e muito sucesso pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.