ola

Menu

terça-feira, 1 de maio de 2012

Detalhes de perfeição ( construção de caixa racional )

Caixa para Jatai (modelo  horizontal )
Pequenos detalhes e atenção no momento da construção da caixa racional pode fazer diferença !!!

Já imaginou uma caixa para alojar ASF ( Abelha Sem Ferrão ) em que os pregos ficam aparentes ( visiveis ) !!!

Pode ter certeza que muito bonito não vai ficar, além de enferrujar com o passar do tempo.

Bom, pra resolver esses entraves de beleza e conservação, lançamos mão dos conceitos da Marcenaria ( linda arte de se trabalhar com a madeira ). Para exemplicar, acima temos uma caixa racional ( modelo horizontal ) para Jatai, onde para cada posição do prego foi feito um aprofundamento na madeira de tal forma que a cabeça do prego fica escondido.

Usando unstrumento para aprofundar o prego na madeira
Depois de medido a posição dos furos e realizado a furação com uma espessura de 1 cm, a próxima etapa é bater os pregos e para aprofundá-lo totalmente na madeira, utiliza-se um instrumento que caiba na passagem do furo e realizar o restante das marteladas. Pronto, o famoso prego já se encontra totalmente dentro do buraco à ele destinado.







Caixa recebendo madeira roliça para tapar os furos
Agora passamos para a próxima etapa que é colocar cola de madeira e fechar os furos com um pedaço de madeira, o qual tem a forma arredondada, exatamente do mesmo diamentro do furo realizado na madeira. Em seguida, utiliza-se uma serra manual ( como esta da foto ao lado ) para auxiliar no corte bem rente à caixa.
Essa etapa repete-se para todos os furos da caixa,  é um processo trabalhoso, mas o acabamento final compensa todo o esforço dispendido.

Para dar um acabamento na caixa, utiliza-se uma lixa de madeira.

Caixa pronta, faltando lixar (acabamento final )

Pronto, nossa caixa está praticamente pronta ( foto ao lado ), restando somente um acabamento com lixa e para finalizar, você pode estar usando verinz ou tinta a base de agua para a pintura. Minhas caixas são envernizadas ou pintadas, pois elas ficam em contato com a natureza, apenas cobertas por um telhado construido com esse proposito.

Trabalhar com a madeira é uma arte espetacular, a marcenaria requer conhecimentos, técnicas, calculos e acima de tudo criatividade.

4 comentários:

  1. Amigo Lúcio,

    que beleza!!Rapaz,seu capricho na hora de construir as caixas racionais,é bonito de se ver,pois com certeza;demonstra sua paixão pelas asf.

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Linda caixa parabéns. Você usa qual verniz ? o ecológico ? estou na dúvida entre este e dar um banho de parafina o que vc aconselha ?

    ResponderExcluir
  3. Ola;
    Eu aconselho o uso de verniz ecologico, pois o banho de parafina, com o tempo ele começa a descascar e soltar farelo, sem contar que outras abelhas irão raspar essa parafina.
    Sem duvidas o verniz ecologico é mais pratico e ecologicamente correto.
    LEMBRE-SE:
    Todo ano é preciso dar uma retocada no verniz, tanto ecologico quando o normal.

    Grande abraço e muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.