ola

Menu

quarta-feira, 21 de março de 2012

Lugares inusitados para nidificar

Jatai na janela
Realmente as ASF ( Abelhas Sem Ferrão ) nos surpreendem !!!
Elas procuram lugares para fazer a nidificação que jamais imaginariamos que seria possivel,  mas elas sabem e conseguem.  Veja na foto ao lado, a Jatai procurou justamente o beiral da janela para fazer sua casa.  Não dá nem pra imaginar quebrando a janela para alojá-la em uma caixa racional.  Muitas vezes a cavidade onde ela se alojou não é suficiente para fazer com que o enxame cresça bastante.  Com certeza é um lugar aconchegante, confortavel e quentinho, se elas chegaram a essa conclução, respeitemos.











Irai no canto da escada
     A Irai ( foto ao lado ) também não foi muito longe não, ela escolheu um cantinho da escada pra fazer sua casa. É um ponto estratégido, pois sol de forma controlada, ou seja, o lugar sempre vai estar quentinho e protegido do vento.













Entrada da Irai ( canto da escada )
Na foto ao lado temos a mesma entrada da Irai, mas em tamanho maior.
Quebrar a calçada para retira-la é uma situação complicada e envolve um custo alto. Muitas vezes ela não está tão proxima da parede, mas bastante profunda.  Teve uma vez que eu fui retirar uma Irai que estava alojada no chão e acabei desistindo, pois achava que bastava cavar alguns centimetros para encontrar o ninho.  Conclusão:  cavei mais de um metro e meio e nada de chegar ao ninho, a cada avanço, colocava um guia na entrada do ninho para não perde-lo de vista.  Enfim acabei desistindo.

Um comentário:

  1. Olá Lucio, tudo bem?

    Conheci o seu blog através da AME-RIO. Também sou de Campinas e apaixonada por abelhas. Ano passado conclui minha pesquisa de mestrado com mandaçaia, se tiver interesse podemos trocar figurinha sobre o assunto.
    Recentemente, criei um blog sobre sustentabilidade, dá uma olhadinha lá depois.
    Em qual lugar da cidade você tem meliponário?
    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.