ola

Menu

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Caixa racional para ASF Uruçu Verdadeira ( Nordestina ):

Caixa completa
Esta é um dos modelos de caixa que utilizo para criação da abelha URUÇU NORDESTINA (verdadeira). A caixa é composta de 1 ninho, 2 sobreninhos e 1 melgueira.
Dimensões da caixa:
As dimensões internas é de 20x20x20x20.
Altura do ninho: 10 cm
Altura do sobreninho: 8 cm
Altura da melgueira: 8 cm
Expessura da tabua: 2,5 cm

Entrada da colmeia ( transversal )

A entrada da colmeia é feita de forma diagonal ( cono pode ser vista na ilustração ao lado) para facilitar o pouso e decolagem das Uruçus, e, também o furo em diagonal possibilita uma melhor proteção, pois evita que a claridade da luz incida diretamente para dentro da colmeia. A caixa é totalmente invernizada por fora para dar um melhor acabamento e durabilidade da madeira, pois as caixas ficam ao tempo, cobertas por um telhado.





Tampa superior com furo e tela protetora
A tampa (superior) possui um furo de 3cm. Por que esse furo ? Sabemos que as Uruçus tem excesso de calor, e para proporcionar uma ventilação mais
adequada, é feito esse furo. Na parte externa da tampa, colocamos um pedaço de tabua, a qual possui um furo com a mesma dimensão, e entre essa tabua e a tampa, colocamos uma tela de nylon, logo em seguida a tabua é parafusada na tampa. Usamos a tela de nylon pois esse material não enferruja com o passar do tempo (ao contrario do metal).








Fundo da caixa com tela protetora
O ninho também possui esse furo ( 3cm ) no fundo da caixa, e, o processo de confecção repete ao da tampa. No Nordeste a temperatura é mais elevada, utiliza-se esse metodo. Na nossa região, posso dizer que é opcional.  Contudo tenho observado ótimos resultados com esse metodo aqui na região sudeste.
Compartimento do ninho com piso
Como as Uruçus liberam o famoso "chorume", esse furo na parte inferior ajuda elas a se livrarem com mais facilidade.

Na foto ao lado podemos ver o fundo do ninho já equipada com o piso para o disco de cria. Entre o fundo da caixa e o piso, existe um espaço ( altura ) de 1cm. Esse espaço é necessário para que as Uruçus possam ter acesso ao furo no fundo da caixa e dar as devidas manutenções. Elas manuseam esse furo conforme sua necessidade, se está muito quente no interior da colmeia, elas abrem um pouco mais e fechando, caso contrario ( elas colocam um material poroso nesse furo ).

Melgueira com recipiente para alimentação
E as melgueiras ( foto ao lado )!!!
Melgueira pronta para uso
Não poderia ser diferente das outras colmeias, ela tem fundo com espaço para que as abelhas possam circular livremente entre o compartimento inferior para o superior ( transito entre as melgueiras ). Também é posto as famosas tabuinhas para evitar que as abelhas "grudem" os potes de mel da melgueira inferior no fundo da superior. Quanto à primeira melgueira ( normalmente utiliza-se 2 melgueiras ), alguns potes de mel que for confeccionado no compartimento do sobreninho, com certeza não vai estar "grudado" no fundo da primeira melgueira.


Na foto ao lado temos a melgueira já preparada para ser usada, ou seja, nela coloquei um plastico com um furo central que coincide exatamente com o furo da tampa, para que a ventilação ocorra. O plastico está preso à madeira por uma fita crepe. O furo central também nos permite colocar alimentação artificial, pra isso basta fornecer o alimento através de uma mangueira pra alcançar o recipiente ( lembrando que os recipientes precisam ter os "pauzinhos" para evitar que as abelhas se afoguem durante as refeiçoes.

6 comentários:

  1. boa tarde amigo gostaria de saber se vc tem uruçú para vender e se vc entrega no rio de janeiro e se entregar quanto fica a colmeia e o frete para o cep 26323440

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!! grande aula, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde LUCIO, a madeira usada para se fazer caixa das abelhas devem ser porosa; as mais indicadas:PINHO,PINUS,CEDRINHO.

    ResponderExcluir
  4. bella caixa ... os detalhes da tampa e fundo podem fazer a diferença . . o orificio de entrada ser diagonal tambem é vantajoso pois dispensa a madeira de cima onde fazemos tunel interno que torna a caixa mais pesada, informe por quantos esta saindo cada cx dessa ... ótimo trabalho ... coisa de quem ama o que faz néhh .. ;) . . parabens

    ResponderExcluir
  5. Oi Lúcio,

    Eu vi o modelo da caixa racional e as medidas para a Uruçu Nordestina. Vou construir deste jeito.
    Aqui na minha região de Pouso Alegre Sul de Minas, a temperatura no inverno chega a zero graus. A espessura da madeira de 2,5cm é ideal para esta temperatura.
    Você mora em qual cidade e região?

    abçs

    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos;
      Legal que voce vai construir as caixas para as uruçus.
      Eu estou em Campinas - SP, meus pais são de Santa Rita do Sapucai - MG ( perto de você ).
      Abração

      Excluir

Deixe sua mensagem.